Imagem Ilustrativa/Unsplash
Imagem Ilustrativa/Unsplash

Com informações do Diário de Pernambuco

Milhares de manifestares se reuniram, neste sábado (19), em Londres, para defender os direitos das pessoas transgênero, após a decisão do Supremo Tribunal britânico de basear a definição legal de uma mulher no sexo biológico.

“As mulheres trans são mulheres”, “As pessoas trans não são o inimigo”, diziam alguns cartazes levados pelos manifestantes, a maioria jovens de 20 a 30 anos, reunidos na praça do Parlamento, no centro de Londres.

Continua depois da publicidade

Outra manifestação está prevista em Edimburgo, Escócia.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

A decisão do Supremo, anunciada na quarta-feira, provavelmente terá consequências importantes para as mulheres trans, pois abre as portas para sua exclusão de alguns lugares, como centros de acolhida para mulheres.

O tribunal assegurou que a decisão não diminui as proteções contra a discriminação ou o assédio que as pessoas trans sofrem. No entanto, a preocupação delas está aumentando.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

A decisão do Supremo resultou de uma longa batalha legal entre o governo escocês, defensor dos direitos dos trans, e um grupo de ativistas feministas. Estas últimas comemoraram a decisão como uma vitória para os direitos das mulheres.

O governo britânico, de centro esquerda, considerou que a decisão traz “clareza para as mulheres e os provedores de serviços hospitalares, refúgios e clubes esportivos”.