
Numa nota pública, o presidente da Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST), Manoel Enfermeiro, do PT, ‘quebrou o silêncio’ e se manifestou sobre os últimos acontecimentos na capital do xaxado, onde esteve como ‘alvo’ do advogado Wendel Oliveira, que teve o título de cidadão serra-talhadense negado pela câmara.
Logo em seguida, durante entrevista ao Programa do Farol, Oliveira fez alguns ataques e críticas a postura de Manoel Enfermeiro, e trouxe uma outra ‘bomba’: a denúncia de um servidor que estaria sendo vítima de um suposto assédio moral por parte de Enfermeiro (Leia matéria completa aqui).
Na nota abaixo, o vereador petista diz está sendo vítima da ‘vingança’ do advogado Oliveira.
NOTA PÚBLICA
Diante das últimas notícias envolvendo meu nome, venho a público esclarecer alguns fatos:
Inicialmente, acerca da recente negativa a concessão de título de cidadão, que de acordo com o regimento interno da Casa Legislativa, tem-se que referida honraria é destinada a personalidades que tenham prestado relevantes serviços e promovido benfeitorias concretas à população de Serra Talhada. A promessa de instalar um instituto na cidade, embora louvável, não configura por si só, mérito suficiente para a concessão do título. A decisão da maioria absoluta dos legisladores municipais reflete, portanto, o fiel cumprimento das normas e o compromisso com a seriedade e o respeito à história da honraria. Ressaltamos que, no futuro, com o efetivo funcionamento do referido instituto e, caso se comprove o benefício direto à população serra-talhadense, a proposta poderá ser reconsiderada.
Lamentamos, no entanto, a postura adotada pelo referido Advogado após a decisão legítima do Poder Legislativo Municipal, que em declarações à blog, insinuou retaliações a minha pessoa, chegando a afirmar que estaria “preparando um exército” para nos atacar. Tal comportamento revela um claro intento de vingança pessoal, incompatível com os princípios democráticos, o respeito institucional que deve reger as relações públicas, e, principalmente, a postura de um advogado que, afora almejar ser reconhecido como cidadão serra-talhadense, fez juramento de defender a constituição, as leis e normais legais.
Não apenas isso, o Advogado tem tentado sensacionalizar acerca de possíveis acusações envolvendo um servidor efetivo da Câmara de Vereadores. No exercício da Presidência daquele Poder, sempre presamos pelo respeito mútuo. Ademais, para que o serviço seja prestado a bem do interesse público, é natural que haja cobranças quanto ao cumprimento das obrigações, especialmente quando estas não vêm sendo exercidas de maneira responsável.
Destaco que, até a presente data, a Secretaria Administrativa, a Ouvidoria, o Controle Interno ou a Procuradoria da Câmara Municipal jamais receberam qualquer reclamação formal com pedidos de apuração de conduta irregular por parte da atual Presidência, o que evidencia a lisura e correção com que temos conduzido os trabalhos na Casa.
Vale ressaltar que nos encontramos em nosso terceiro mandato como Presidente desta Casa Legislativa, trajetória construída com base no diálogo, no respeito às divergências democráticas e no estrito cumprimento das normas regimentais, nunca tendo comprometido o bom andamento dos trabalhos parlamentares.
Reforço, ainda, que sempre pautamos nossas atuações pelo respeito à lei, à população e ao bom uso dos recursos públicos. Prova disso é que, por duas vezes, devolvemos valores significativos aos cofres do município, reconhecendo a importância do dinheiro público ser investido em benefício direto do povo de Serra Talhada.
Além disso, implantamos a Câmara Cidadã, projeto que aproxima a instituição da comunidade, promove cidadania e escuta ativa, reafirmando nosso compromisso com uma gestão participativa e acessível. Ao longo de nossa vida parlamentar, temos demonstrado dedicação, responsabilidade e trabalho sério, investindo nossa trajetória no serviço público e na melhoria da qualidade de vida dos serra-talhadenses.
Não nos deixaremos intimidar por ameaças ou ataques pessoais. Seguiremos firmes, respeitando os princípios legais e trabalhando com seriedade por uma Serra Talhada mais justa, transparente e participativa.
Por fim, reafirmamos nosso inabalável compromisso com a legalidade, com a transparência pública e com a condução ética e responsável da nossa gestão. Não nos curvaremos diante de ameaças, intimidações ou ataques pessoais motivados por interesses particulares, e continuaremos trabalhando com seriedade, dedicação e respeito pelo povo serra-talhadense, a quem verdadeiramente devemos nossa prestação de contas e nosso trabalho.”
Serra Talhada, 25 de abril de 2025.
Manoel Enfermeiro
Presidente da Câmara Municipal de Serra Talhada
13 comentários em Manoel Enfermeiro se manifesta e diz que sofre ataques pessoais de advogado