Por Paulo César Gomes, Professor, historiador e colunista do Farol
A coluna “Viagem ao Passado”, destaca uma imagem nostálgica de duas belas mulheres que marcaram a história de Serra Talhada, o fato ocorreu há 50 anos, no Clube Intermunicipal de Serra Talhada (CIST). Na ocasião a jovem Fátima Mourato acabava de ser eleita Miss Serra Talhada 1975. A faixa e a coroa foram passadas pela Miss 1974, Cilene Aubry.
Quis o destino, que dois meses e meio depois, a mesma cena se repetisse. Desta vez foi diante de um público de mais de 10 mil pessoas, que lotou o ginásio Geraldão, no Recife. Como havia ocorrido em Serra Talhada, Cilene Aubry passou a coroa, a faixa e o cetro de Miss Pernambuco para conterrânea, Fátima Mourato, algo inédito em se tratando de concursos de beleza.
Fátima Mourato retornou para Serra Talhada, sendo recebida por uma grande carreata. Ela desfilou no CIST usando um vestido em homenagem aos 150 anos de existência do jornal Diário de Pernambuco, um dos organizadores do Miss Pernambuco.
Ao vencer o concurso estadual, Fátima Mourato recebeu um veículo Chevrolet. Sem experiência ao volante, a Miss acabou sofrendo um pequeno acidente, tendo que ir até a delegacia dar algumas explicações.
Major Ferreira
Foi nesse contexto que ela conheceu o Major José Ferreira dos Anjos, o Ferrerinha, já falecido. Após esse primeiro contato, os dois começaram a namorar e quatro meses depois ela abdicou da coroa de Miss Pernambuco para se casar.
O Major Ferreira, já faleceu e Fátima já vive a bastante tempo um novo e sólido relacionamento. Ela leva uma vida discreta junto aos familiares e amigos mais próximos. A foto é uma cortesia de Joaquim Pereira, um dos fundadores e presidente do Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Serra Talhada (IHGCST).