Fotos: Licca Lima/Farol de Notícias
Fotos: Licca Lima/Farol de Notícias

Nesta terça-feira (29), Giovanni Sá recebeu no Programa Falando Francamente, da TV Farol de Notícias no YouTube, os professores Noádia Silva e Nefatalin, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acedêmica de Serra Talhada, UAST.

Em pauta, os docentes falaram sobre as expectativas para a Semana de Letras da UAST, que acontece de 5 a 9 de maio e o I Congresso Nacional de Linguística na Educação Básica, CONALEB.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

“Este evento nacional vai acontecer junto da Semana de Letras, que é um evento regional e já tradicional em nosso calendário e agora pela primeira vez, conseguimos ganhar um edital nacional. Neste edital, tinham centenas de outras universidades concorrendo também para portar este evento e Serra Talhada ganhou, porque nos critérios localização e importância, a gente tirou nota máxima”, explicou Noadia.

“Então é esforço nosso, mas a gente só se esforçou porque temos o referencial de Serra, que é polo educacional, que atende a uma circunscrição de mais de mais de 20 cidades, atendendo aos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, por todas estas características e pelas características da cidade, que está afastada de grandes centros, de grandes cidades e pela importância que ela se tornou enquanto polo educacional”, analisou a professora.

“A gente vai trazer gente do Brasil inteiro, tem pessoas de 17 estados, das 5 regiões brasileiras. Foi muito tranquilo as pessoas que a gente convidava, aceitava imediatamente porque Serra Talhada é muito bem falada e as pessoas tem histórias míticas em relação a esta cidade, que durante esta semana, vão só comprovar que é verdade, que é uma cidade maravilhosa, que tem o povo que acolhe”, complementou a docente.

Congresso nacional vai transformar Serra Talhada na capital da linguística

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

“É importante pensar que são dois eventos que acontecem ao mesmo tempo, juntos. É a primeira edição do CONALEB, e temos que pontuar algumas questões, como a professora Noadia falou. Esta já a 15º edição da Semana de Letras, quando começamos o curso a ideia era de que todo ano a gente fizesse um evento não só para sistematizar os conhecimentos, mas também para mostrar as pesquisas que estão sendo realizadas, o que está sendo feito fora de Serra Talhada e o que Serra Talhada pode complementar para fora e fazer esta troca.

“Muitas vezes, o problema da educação é que o que produzido em sala, acaba ficando em sala e muitas vezes não aparece o fruto para a comunidade, que vem com um certo tempo, mas a comunidade não vê, então esta é a ideia da Semana de Letras, para demonstrar isto” afirmou o professor Nefatalin.

ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA