Médico retira 35 pedras da bexiga de homem que bebia refrigerante todo dia - Imagem: Reprodução/Redes sociais
Imagem: Reprodução/Redes sociais

Com informações do Correio Braziliense

Um vídeo que mostra a retirada de 35 cálculos da bexiga de um homem de 60 anos viralizou nas redes sociais, acumulando mais de oito milhões de visualizações. O procedimento, realizado no Hospital de Capinópolis (MG) em 30 de abril, durou duas horas e foi conduzido pelo urologista Thales Franco de Andrade.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Causas do problema

O médico atribuiu a formação das pedras aos hábitos do paciente: “Além da baixa ingestão de água, a acidificação urinária, o aumento da excreção de cálcio e a elevação dos níveis de oxalato são fatores que potencializam o risco de nefrolitíase”. O paciente consumia diariamente entre dois e três litros de refrigerante.

Riscos do consumo excessivo de refrigerantes

Segundo o especialista, essas bebidas – ricas em ácido fosfórico e açúcares – favorecem a formação de cálculos de Oxalato e Fosfato de cálcio tanto nos rins quanto na bexiga.

O homem se recupera bem após a cirurgia. No vídeo pós-operatório, é possível vê-lo conversando com o médico sobre os hábitos que levaram ao problema.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Riscos dos cálculos renais

Os cálculos não tratados podem causar dor intensa, bloqueio do trato urinário, infecções urinárias, além da perda da função renal em casos graves. O consumo inadequado de líquidos não é o único fator que contribuí para a surgimento do problema, predisposição genética, fatores ambientais, obesidade e uma dieta rica em proteínas e sal também são fatores determinantes.

Recomendações médicas

O urologista enfatiza: “Manter uma hidratação adequada e evitar o consumo excessivo de refrigerantes são medidas essenciais para a prevenção. Saúde renal começa na escolha diária do que bebemos”.