Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Grêmio e Internacional protagonizam um dos confrontos mais tradicionais e acirrados do futebol mundial. Mesmo assim, várias vezes houve espaço para as maiores goleadas em grenal ao longo desses mais de 100 anos do clássico. 

Ainda que seja marcado pelo equilíbrio de forças, o duelo já presenciou partidas históricas, onde um dos lados dominou completamente o adversário, surpreendendo gremistas, colorados, apreciadores do futebol e quem faz aposta online.

Neste texto, vamos listar 10 maiores goleadas em grenal, sendo cinco aplicadas pelo Grêmio e cinco aplicadas pelo Inter. Confira!

As maiores goleadas do Grêmio no Gre-Nal:

De acordo com o site Grenal.net, que compila histórias e estatísticas do clássico gaúcho, são 48 goleadas (mais de 3 gols de diferença) na história do confronto. 23 delas foram aplicadas pelo Imortal. As cinco maiores são as seguintes:

  • Grêmio 10 x 0 Internacional (1909) — A maior goleada da história do clássico aconteceu logo na primeira vez em que o Grêmio e o recém-fundado Internacional ficaram frente a frente. O atacante Booth, inglês radicado no Brasil, foi o grande destaque, marcando cinco gols. 
  • Grêmio 5 x 0 Internacional (1910) —  Apesar de ser o Gre-Nal 2, esta foi a primeira partida oficial entre os dois times, válida  pelo antigo Campeonato Citadino de Porto Alegre. Também neste confronto foi registrada a primeira briga entre os dois times.
  • Internacional 1 x 10 Grêmio (1911) — No Gre-Nal 3, dois anos depois do primeiro confronto, o Grêmio aplicou novamente 10 gols no Internacional. O jogo começou acirrado, com 1 a 1 em apenas 8 minutos, mas aí o Grêmio deslanchou e novamente massacrou o rival colorado. 
  • Grêmio 6 x 0 Internacional (1912) — No confronto seguinte, um ano depois, mais uma goleada gremista. Esses quatro primeiros confrontos mostram como o Imortal estava consolidado no futebol gaúcho no começo do Século XX, enquanto o Inter ainda buscava se firmar como clube.
  • Grêmio 5 x 0 Internacional (2015) — Giuliano, Luan (2x), Fernandinho e Réver (contra) comandaram a maior goleada do Gre-Nal no Século XXI. Quem já jogava esporte bet na época deve se lembrar que o Inter havia demitido o técnico Diego Aguirre dias antes para criar um “fato novo” para o clássico pelo Brasileirão, mas o plano não deu certo. 

As maiores goleadas do Internacional no Gre-Nal:

Conheça abaixo quais foram as cinco maiores goleadas aplicadas pelo Internacional no Grenal. Segundo o site Grenal.net, os colorados golearam os gremistas 25 vezes.

  • Internacional 6 x 1 Grêmio (1916) —  O Gre-Nal 8 marcou uma virada no equilíbrio do clássico, que até então vinha sendo dominado pelo Tricolor. Este 6 x 1 foi um dos primeiros sinais de que a rivalidade estava se equilibrando e que o Inter iria desafiar a hegemonia gremista.
  • Grêmio 0 x 6 Internacional (1938) — Válido pelo torneio amistoso Taça Martel, poderia ter sido a vingança daquele 10 x 0 de 1909. Isso porque o árbitro Álvaro Silveira ainda anulou outros cinco gols colorados. Segundo os jornais da época, ele teria dito que “11 a 0 é demais para um Grenal”. 
  • Grêmio 1 x 6 Internacional (1940) —  Em pleno 4 de janeiro, esta goleada marcou o início do período que ficou conhecido como “rolo compressor colorado”, quando o Internacional foi hexacampeão consecutivo do Gauchão e do Campeonato Citadino.
  • Grêmio 1 x 5 Internacional (1943) — Esta goleada faz parte de uma sequência de 12 jogos que o Inter não tomou conhecimento do Grêmio.  A vitória foi pelo Torneio Triangular de Porto Alegre e no Grenal seguinte, 11 dias depois, o Rolo Compressor repetiu o placar em casa.
  • Grêmio 0 x 7 Internacional (1948) — Trata-se da maior goleada do Inter entre as maiores goleadas em Grenal, em plena final do Campeonato Citadino. Foi mais uma grande atuação do Rolo Compressor e o argentino Villalba comandou o chocolate com quatro gols.