Luciano Bonfim decreta estado de emergência em Triunfo

Barragem de Brejinho, que abastece Triunfo, aumentou o volume d’água em cinco metros- Foto: Toinho de Triunfo

O município de Triunfo, Sertão do Pajeú, foi o que mais choveu nas últimas 24 horas. A constatação é da Agência de Águas e Clima de Pernambuco (Apac). Foram 150 milímetros durante a noite e madrugada desta quarta-feira (21).

A ‘tromba d’água’, como vem sendo chamada pelos moradores, causou estragos na zona rural e urbana. Um creche foi atingida no distrito de Canaã, e uma passagem molhada se desmanchou na zona rural, deixando várias famílias ilhadas. Além disso, muros caíram, bueiros jorraram, e algumas residências foram invadidas pelas águas.

Durante entrevista aos comunicadores Anderson Tennes e Danilson Magalhães, numa emissora de rádio local, o prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim, que encontra-se em tratamento de saúde, em Recife, disse que o governo municipal ‘arregaçou as mangas’ desde as primeiras horas da manhã, para minimizar os danos. Ele decretou estado de emergência

“Foi a maior chuva da história de Triunfo. Tem muita coisa destruída na cidade e zona rural. Algo assustador. Não paramos de trabalhar. A Defesa Civil do Estado vai mandar uma equipe completa para Triunfo. Falei também com a Casa Civil, em Brasília. Vamos decretar estado de emergência”, disse o prefeito, dando tranquilidade a população.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

“Estamos envolvidos numa causa só, para reestruturar todos os pontos destruídos em Triunfo. As estradas vicinais estão intransitáveis. Inauguramos uma creche no distrito de Canaã, e o estado é triste. O Lago João Barbosa transbordou. Todas as medidas que fomos orientados, estamos agindo de imediato. Ontem, falei com a Casa Civil de Pernambuco, para a governadora ir até Triunfo, ver tudo de perto”, pontuou.

Veja vídeos