Governo de ST rebate declarações e diz que Duque faz 'fake news'

A Prefeitura de Serra Talhada reagiu com veemência às declarações do deputado Luciano Duque, que durante entrevista ao Programa do Farol, na TV Farol, declarou que a Praça Sérgio Magalhães, no governo Márcia Conrado, encontra-se abandonada (Leia aqui)

“É o cartão postal mais importante da nossa cidade que está abandonado. Está virando uma cracolândia”, disparou Duque.

Nesta quarta-feira (21) a Secretaria de Comunicação do governo Márcia enviou nota ao Farol sobre o assunto, afirmando, categoricamente; que o deputado serra-talhadense pratica ‘fake news’ sobre o tema. Confira.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

“Prezados,

Lamentamos profundamente ter que utilizar este espaço, que deveria ser dedicado à informação responsável, para combater a desinformação — especialmente quando ela parte, pasmem, de quem deveria justamente combater as fake news como homem público.

É de conhecimento de todos a existência de algumas pessoas em situação de rua que, mesmo diante da assistência social oferecida pelo município, insistem em permanecer nas vias públicas. A legislação brasileira, com base na Constituição, garante a essas pessoas o direito de ir e vir, bem como o respeito à sua escolha de permanecer nas ruas, ainda que essa não seja a realidade que desejamos.

No entanto, é preciso esclarecer e lamentar pelos impactos negativos ao centro comercial de Serra Talhada, a fala recente do Deputado Luciano Duque, que afirmou existir uma “Cracolândia” na Praça Sérgio Magalhães — o que é absolutamente falso.

Esse tipo de declaração, de cunho claramente politiqueiro, não apenas prejudica a imagem da cidade, como também atinge injustamente instituições sérias como a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal. Se tal cenário fosse real, o próprio deputado estaria decretando a ineficácia dessas forças de segurança, o que não condiz com a realidade, porque trabalham muito no combate à criminalidade.

Outra fake news diz respeito à tentativa de associar a possível mudança de endereço da Caixa Econômica à suposta existência dessa “Cracolândia”.

O fato é que a Caixa Econômica Federal atendendo aos anseios de um grupo familiar, vai se instalar no Shopping de Serra Talhada e já está com 80% da reforma encaminhada, prejudicando as pessoas que teriam mais facilidade para acessar os serviços se a agência ficasse no centro da cidade.

Outra coisa importante a destacar, é que a prefeita Márcia Conrado e o deputado federal Fernando Monteiro, já correram em Brasília para que o centro da cidade não ficasse prejudicado, e estão solicitando a abertura de uma segunda agência no centro da cidade. Tendo a caixa aberto entre fevereiro e abril deste ano, uma chamada pública para locação de um novo espaço, com critérios específicos.

A Praça Sérgio Magalhães, inclusive, foi listada entre as áreas preferenciais. Essa informação pode ser confirmada por meio de link oficial da própria Caixa, acessível a qualquer cidadão.

É ainda mais grave e preocupante o desconhecimento demonstrado pelo deputado ao sugerir que as instituições se reúnam para discutir ações voltadas às pessoas em situação de rua. Tais reuniões já ocorreram na Câmara Municipal, com a participação de diversos órgãos, inclusive do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), e com papéis bem definidos para cada instituição envolvida.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

A última reunião, realizada já este ano, aconteceu recentemente dia 22 de Abril, na sede da secretaria. Essa sugestão do deputado Luciano revela o total desconhecimento dele em relação à realidade e às ações concretas já em curso em nossa cidade.

Reafirmamos nosso compromisso com Serra Talhada e com o trabalho sério e contínuo que tem promovido o avanço e o fortalecimento dos nossos polos de desenvolvimento. Seguiremos firmes, mesmo diante daqueles que, lamentavelmente, torcem contra o progresso da nossa cidade.

Atenciosamente,

Governo de Serra Talhada

Assista abaixo a declaração de Duque sobre uma “cracolândia” na cidade