
Com informações do Metrópoles
A partir desta terça-feira (27), o Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) passa a permitir que cidadãos habilitem a solicitação automática de resgate de valores esquecidos em bancos e instituições financeiras. A adesão ao serviço é opcional e visa agilizar o processo, que antes exigia pedidos manuais para cada valor identificado.
O SVR é uma plataforma do BC que consulta valores esquecidos por pessoas físicas (inclusive falecidas) e empresas em bancos, consórcios e outras instituições. A novidade permite que, uma vez ativada, a solicitação de resgate seja feita automaticamente, sem necessidade de acessar o sistema repetidamente.
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Facilidade para o cidadão
Em nota, o BC afirmou que a mudança busca “facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”.
Até março deste ano, o BC registrava R$ 9,13 bilhões em recursos esquecidos disponíveis para resgate. Inicialmente, o prazo limite era 16 de outubro de 2024, mas o Ministério da Fazenda esclareceu recentemente que não há data final para reivindicar os valores.
Como ativar o resgate automático
Para habilitar a função, é necessário:
- Acessar o Sistema Valores a Receber com uma conta Gov.br nível prata ou ouro;
- Ter verificação em duas etapas ativada;
- Possuir uma chave Pix cadastrada no CPF (pessoas jurídicas não podem usar o recurso automático).
Caso o usuário não tenha uma chave Pix vinculada ao CPF, é preciso cadastrá-la em sua instituição financeira antes de ativar o serviço.
Como funciona o resgate automático
- O cidadão informa sua chave Pix no sistema;
- Quando um valor for identificado como disponível, ele será transferido automaticamente para a conta vinculada à chave Pix;
- O BC não envia notificação quando o depósito é realizado – o crédito é feito diretamente pela instituição financeira.
Atenção: O recurso não vale para CNPJs, contas conjuntas ou instituições que não aderiram ao repasse via Pix. Nesses casos, o resgate continua sendo manual.
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Como consultar valores esquecidos
Para verificar se há recursos disponíveis:
- Acesse o Sistema Valores a Receber;
- Informe CPF e data de nascimento (pessoa física) ou CNPJ e data de criação (pessoa jurídica).
A consulta exige uma conta Gov.br com verificação em duas etapas, medida que, segundo o BC, reforça a segurança dos dados.
Passo a passo para ativar a verificação em duas etapas
- Baixe o app Gov.br (Android | iOS);
- Vincule seu dispositivo ao fazer o primeiro login;
- Realize a validação facial para configurar a autenticação extra.
2 comentários em Valores a receber: cidadão pode fazer solicitação automática nesta terça (27)