Chá anti-inflamatório melhora a digestão e reduz o colesterol - Foto: Freepik
Foto: Freepik

Com informações do Metrópoles

Originário da província de Yunnan, na China, o chá Pu-erh é produzido a partir de folhas pós-fermentadas da Camellia sinensis. Seu processo de fermentação microbiana natural confere um sabor distinto e potencializa suas propriedades terapêuticas, como a melhora da digestão e a redução do colesterol LDL.

“O chá Pu-erh é único por ser um chá fermentado, diferente dos chás verde e preto que passam por oxidação. Essa fermentação microbiana, que pode durar anos, confere um sabor terroso e amadeirado, além de diversas propriedades benéficas”, explica a nutricionista Rafaela Rocks, do Hospital Santa Lúcia, em Brasília.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Além dos efeitos digestivos e hipolipemiantes, a bebida auxilia na queima de gordura, fortalece a saúde óssea e possui ação antioxidante e anti-inflamatória. No entanto, especialistas recomendam seu consumo aliado a uma alimentação equilibrada e à prática regular de exercícios físicos.

Compostos bioativos do Pu-erh

  • Polifenóis (catequinas, flavonoides e ácidos fenólicos): combatem inflamações e radicais livres.

  • Theabrownina: pigmento que regula o colesterol e protege o fígado.

  • Probióticos naturais: fortalecem a microbiota intestinal.

  • Cafeína: age como estimulante, em doses menores que as do café.

Efeitos na digestão e no colesterol

A fermentação do Pu-erh produz microrganismos que facilitam a digestão e equilibram a flora intestinal. Seus antioxidantes também contribuem para a desintoxicação do organismo.

Continua depois da publicidade

“O chá auxilia a desintoxicação do organismo. Os polifenóis e as antocianinas agem como antioxidantes que combatem a ação de radicais livres capazes de deteriorar as células, prevenindo o envelhecimento precoce da pele”, destaca Juliana Rangel Moutinho, nutricionista do Hospital Albert Einstein.

Já a redução do colesterol ocorre graças à theabrownina, ao ácido gálico e às mevastatinas, que inibem a absorção de gorduras pelo fígado e a produção de LDL.

Cuidados e contraindicações

O chá é seguro para a maioria das pessoas, mas deve ser evitado por gestantes, lactantes e indivíduos com sensibilidade à cafeína. Pessoas com anemia ou problemas digestivos devem consumi-lo com moderação e, em caso de reações adversas, procurar um profissional de saúde.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Como preparar

Ingredientes:

  • 3 a 4 g de folhas de Camellia sinensis

  • 240 ml de água fervente (90°C)

Modo de preparo:

  1. Ferva a água e despeje sobre as folhas, cobrindo-as. Despreze a água e repita o processo.

  2. Na terceira vez, deixe em infusão por 2 a 4 minutos antes de consumir.