Trump acusa Brasil de “caça às bruxas” e cobra: “Deixem Bolsonaro em paz!” - Foto: Alan Santos/PR
Foto: Alan Santos/PR

Com informações do Metrópoles

O presidente americano Donald Trump usou sua rede social Truth Social nesta segunda-feira (7) para defender Jair Bolsonaro, chamando o tratamento dado ao brasileiro pela Justiça de “terrível”. Bolsonaro responde a processos no STF por suposta tentativa de golpe e está inelegível por decisão do TSE.

“O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo. Eu conheci Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país – também, um negociador muito duro em comércio”, escreveu Trump.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O ex-presidente brasileiro é acusado de vários crimes, incluindo tentativa de golpe, dano ao patrimônio público e ataque ao Estado Democrático. Seu julgamento no STF deve ocorrer entre agosto e setembro, depois que os advogados de defesa apresentarem seus argumentos finais.

O presidente norte-americano ainda definiu que a eleição do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), derrotando Bolsonaro, foi “muito apertada” e destacou que agora “Bolsonaro está liderando nas pesquisas”.

Trump também comparou a situação de Bolsonaro com a sua própria, dizendo que ambos são vítimas de perseguição política. “Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político – algo que eu sei muito sobre! Aconteceu comigo, vezes 10, e agora nosso país é o ‘mais quente’ do mundo! O Grande Povo do Brasil não vai tolerar o que eles estão fazendo com seu ex-presidente”, escreveu Trump.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

O presidente dos EUA faz com Bolsonaro, no Brasil, o mesmo movimento que fez com o primeiro-ministro de Israel, Bejamin Netanyahu, e chama o julgamento de Bolsonaro no STF de “caças às bruxas”.

“Estarei assistindo à caça às bruxas de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos eleitores do Brasil – chama-se eleição. Deixem Bolsonaro em paz”, concluiu Trump.