Criança cai do Cânion Fortaleza, no RS, e é encontrada morta após 10 horas - Foto: Prefeitura de Cambará do Sul/Divulgação
Foto: Prefeitura de Cambará do Sul/Divulgação

Do g1

A criança de 11 anos que caiu de um mirante do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra do RS, nesta quinta-feira (10), foi encontrada sem vida após 10 horas da queda. A morte de Bianca Zanella foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros por volta das 23h.

Equipes dos pelotões de Canela, Gramado e do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre, com apoio da aviação da Brigada Militar, foram mobilizadas para o resgate. Com auxílio de um drone, a vítima foi localizada inicialmente às 17h30, a cerca de 70 metros do ponto da queda. Devido às condições climáticas, o resgate precisou ser feito por cordas, e as equipes trabalharam até a noite. Por volta das 23h, os bombeiros chegaram até a menina e constataram a morte.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Agora, segundo o Corpo de Bombeiros, os próximos passos ficarão a cargo da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador do estado, Eduardo Leite (PSD), presta solidariedade à família da vítima e agradece às forças militares que atuaram no resgate. Leite também revelou que o primeiro nome da menina é Bianca.

“Eu quero deixar um abraço, solidariedade, todo o meu carinho para a família que certamente nesse momento sente uma dor imensa, uma perda irreparável. E quero destacar e agradecer toda a dedicação das nossas forças de segurança do Rio Grande do Sul”, disse.

A menina teria transtorno do espectro autista, de acordo com os bombeiros. O secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, em entrevista à Rádio Gaúcha, disse que ela estava com os pais no alto do mirante. A família é de turistas de Curitiba, no Paraná.

Quando eles se deslocavam para sentar em um banco, ela teria saído correndo. O pai tentou alcançá-la, mas ela caiu antes. No ponto, não há nenhuma cerca de proteção.

Continua depois da publicidade

“Queda na parte central e meio do penhasco, não há vegetação”, informa os bombeiros de Canela. Os Bombeiros Voluntários de Cambará também apoiaram nas buscas.

O cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral a 23km do centro da cidade e é uma das atrações turísticas naturais da região. Mais cedo, a RBS TV entrou em contato com a administração do parque, que afirmou estar “concentrando os esforços de sua equipe no apoio às autoridades que atuam nas buscas”.

Como é o local

O cânion é uma das principais atrações do parque e recebe visitantes que buscam caminhadas, paisagens e contato com os ecossistemas da região.

Com 7,5 quilômetros de extensão, 2 mil metros de largura e altitude de 1.157 metros acima do nível do mar, o Cânion Fortaleza é formado por paredes que lembram muralhas, segundo a prefeitura.

O local é o mais conhecido e visitado do parque, com acesso por meio da rodovia CS-012, no km 22.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Acidentes na Serra gaúcha

Outros dois acidentes em atrações turísticas da Serra gaúcha aconteceram nos últimos dias. No sábado (5), um acidente no Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula, na Serra do RS, deixou dois mortos. As vítimas são um homem e uma mulher, ambos de 61 anos, moradores de Porto Alegre.

Já nesta quarta-feira (9), um adolescente de 13 anos, natural de Montevidéu, no Uruguai, caiu de um brinquedo no Alpen Park, em Canela. Ele foi encaminhado ao Hospital de Caridade de Canela para atendimento e passou por cirurgia.