Foto: depositphotos.com / rafapress
Foto: depositphotos.com / rafapress

O Governo de Pernambuco lança, nesta terça-feira (15), novo edital do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (PROUPE), com a oferta de 1.560 bolsas de estudo destinadas a estudantes de baixa renda matriculados em 13 Autarquias Municipais de Ensino Superior do Estado. As bolsas, no valor de até R$ 500 mensais, são voltadas ao segundo semestre letivo de 2025. As inscrições seguem até o dia 27 de julho, pelo site proupe.secti.pe.gov.br.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Continua depois da publicidade

Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), o programa promove o acesso ao ensino superior e estimula a formação de profissionais em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento regional. Podem se candidatar estudantes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo.

Desde 2024, a atual gestão já lançou 4.860 bolsas por meio do PROUPE: foram 3.300 bolsas no segundo semestre de 2024, 1.560 no primeiro semestre de 2025 e, agora, mais 1.560 bolsas com este novo edital. A expansão consolida o compromisso do Governo de Pernambuco com a educação superior e com a interiorização das oportunidades.

“O PROUPE é mais do que uma política pública: é um instrumento de transformação social, que tem impactado a vida de milhares de jovens e suas famílias, especialmente no interior do estado”, destaca Mauricélia Montenegro, secretária de CT&I de Pernambuco.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

O edital reserva 70% das bolsas para cursos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), como Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Física, Química e Estatística. Os 30% restantes são destinados a estudantes dos demais cursos de graduação, fortalecendo a formação em áreas diversas do conhecimento.

MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS

As bolsas contemplam instituições localizadas nos municípios de Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Goiana, Limoeiro, Palmares, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada, ampliando o alcance do programa para toda a diversidade regional do estado.