
No próximo domingo (26), às 16h, será celebrada em Recife, a 4ª missa em honra a Nossa Senhora da Penha, dedicada aos fiéis devotos serra-talhadenses, residentes na capital pernambucana. A celebração acontece anualmente na Basílica de Nossa Senhora da Penha, localizada na Praça Dom Vital, no bairro de São José, em Recife.
A iniciativa surgiu em agosto de 2021 e foi idealizada pelo médico serra-talhadense, Mateus Magalhães Menezes. Durante as missas que participava, ele observou uma forte presença de seus conterrâneos nas celebrações e estas pessoas costumam após as missas aproveitarem a ocasião para conversarem. Diante disso, ele decidiu convidar um grupo de amigos para se reunirem anualmente em Recife, antes do novenário de sua cidade natal, que acontece entre os dias 29 de agosto a 8 de setembro.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
A Basílica da Penha foi gentilmente cedida pelos frades do Convento dos Capuchinhos e da Basílica da Penha, para que os fiéis devotos pudessem professar sua sua fé e devoção, pela padroeira de Serra Talhada. Em contato com a reportagem do Farol de Notícias, nesta segunda-feira (14), o serra-talhadense Nivaldo Firmino, falou sobre o surgimento da data.
O grupo também organiza a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Penha, que visita as residências dos fiéis, em Recife e após a missa, os devotos também costumam se reunir em um restaurante da cidade para um momento de confraternização.
“Foi observando essa movimentação que levou o médico serratalhadense Dr. Mateus Magalhães Menezes, a convidar um grupo de amigos para se reunirem em Recife uma vez ao ano, de preferência antes das festividades de N. Sra. da Penha em Serra Talhada. Como ele atende aos frades do Convento dos Capuchinhos e da Basílica da Penha, os mesmos ofereceram a igreja para celebração da missa dos serratalhadense saudosos residentes em Recife”, destacou Nivaldo continuando:
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
“Desde agosto de 2021, passamos a celebrar anualmente. Sequencialmente, foi criado também uma irmandade denominada de “Irmandade da devoção a N. Sra. da Penha”, onde sua imagem peregrina circula em Recife por diversas residências dos devotos da Santa, todos se sentindo agraciados e abençoados. A celebração e dedicada não só aos devotos de N. Sra. Da Penha, mas como também, a todos os serratalhadense ausentes, familiares e amigos e após a missa, terá confraternização em restaurante da cidade”