Drag Queen de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, é destaque em reality show

A Drag Queen Ruby Nox, natural de Carnaíba, no alto Sertão do Pajeú, é uma das participantes da 2ª edição do reality show Drag Race Brasil, que estreou no último dia 10 de julho. Nesta terça-feira (15), a reportagem do Farol de Notícias conversou com a artista, que contou um pouco sobre sua trajetória e falou sobre a importância de representar o povo sertanejo no reality nacional.

Desde 2009 Ruby reside em Recife, onde começou a performar em 2013 e mesmo antes de dedicar-se a arte drag, já despertava o interesse por apresentações artísiticas.

Continua depois da publicidade

Ainda em Carnaíba, participou de grupos de dança e apresentações culturais. Ela conta que sua inspiração para a arte drag surgiu com a exibição do programa americano Rupaul Drag Race e a partir daí, buscou estudar e se aperfeiçoar na área.

“Eu sou natural de Carnaíba, no alto Sertão do Pajeú, mas moro no Recife desde 2009. Comecei a fazer drag em Recife, em 2013, mas sempre tive uma relação muito forte com a cultura, com a arte e ainda em Carnaíba, participei de grupos de dança, apresentações culturais. A drag entra na minha vida a partir do programa americano Rupaul Drag Race, quando assisti a segunda temporada e fiquei fascinado. Depois disso, comecei a estudar, conhecer mais sobre a arte drag e percebi que seria uma possibilidade de construção artística para mim. Com isso, comecei a fazer shows em casas noturnas de Recife, participar e ganhar concursos e a partir daí, comecei a construir minha carreira. Ao longo destes anos, já fiz várias coisas diferentes, na performance, no teatro, cinema, filmes, apresentei eventos, festas e me desdobrei em várias atividades que a arte permite, até chegar na atração nacional.”

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Foi na capital pernambucana que ela deu o pontapé inicial da sua carreira e de lá para cá, têm vivenciado diversas experiências. Após muitos anos de dedicação a arte drag, Ruby se preparava desde o ano passado para participar do reality show Drag Race BR e foi recentemente convocada para fazer parte do elenco da atração nacional. Apesar da correria, para conseguir dar conta da programação prevista pelo reality, ela conta que tem sido bastante gratificante participar e com alegria comenta sobre a receptividade também do povo sertanejo:

“No ano passado abriram as inscrições para a segunda temporada e eu não poderia deixar de me inscrever, já que era um sonho para mim, participar do programa. Eu comecei a fazer drag por conta do programa, então me dediquei, fiz o meu melhor possível e fiquei muito feliz por ter sido chamado, aprovado nesta seleção”, destacou a drag queen, continuando:

“Foi uma correria, ter que produzir tudo em tão pouco tempo, porque a demanda que é participar do programa, que pede da drag queen que você seja multi artista. Está sendo ótimo participar, estou muito feliz em participar, com a receptividade do programa, com o público abraçando, com o que eu estou levando para o programa e principalmente a representatividade pernambucana, nordestina, que é algo muito importante e que está latente no meu trabalho.”

Continua depois da publicidade

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Por fim, Ruby Nox analisa a importância da arte drag no sertão, mesmo em meio há uma sociedade ainda bastante conservadora. Para ela, é uma sensação de felicidade por ter a oportunidade de levar sua arte, cultura, sua cidade para a rede nacional.

“Eu não me considero uma drag do sertão, sou uma pessoa do sertão, uma pessoa sertaneja que faz drag e existe uma diferença, por fazer drag no Recife, por estar na capital. Se eu estivesse em Carnaíba, eu não teria as mesmas oportunidades por ser uma cidade pequena e ainda, infelizmente, conservadora nas suas formas de pensar, como todo o sertão é. Eu fico muito feliz porque sei que tem drags no interior, em Serra Talhada, Petrolina, em muitos lugares do sertão e sei da dificuldade, porque se já é difícil para a gente na capital, imagina no sertão. Eu nunca consegui levar minha drag para Carnaíba, por exemplo e fico muito feliz que neste processo agora do Drag Race, eu tive esta oportunidade, gravei conteúdos e materiais do programa na minha cidade e as pessoas me verem montado no meio da feira pública, na feira do gado, isto foi uma sensação histórica para mim e é uma felicidade muito grande”, concluiu Ruby Nox.

VEJA O VÍDEO