
Em 25 de julho é realizado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) antecipou as comemorações e promoveu nesta sexta-feira (18), a 6ª edição do Julho das Pretas. O evento é realizado por meio da Comissão de Igualdade Racial (CIR) da OAB-PE, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA-PE) e a Abayomi Juristas Negras.
A presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, destacou o papel da seccional na luta pela igualdade racial. “Nós, enquanto instituição, temos que assumir, hoje e sempre, o compromisso inegociável com a igualdade racial. Por um mundo mais justo. Por mulheres negras protagonizando a justiça. Por mulheres negras liderando onde decisões são tomadas”, afirmou.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“A OAB tem o dever de contribuir e garantir o acesso a todos os segmentos da sociedade, independentemente de posição política, origem ou cor da pele. Por isso, promovemos mudanças fundamentais para garantir que todas as cargas reflitam a representatividade negra que a advocacia e a sociedade desbloqueiam”, destacou a diretora-tesoureira da OAB-PE, Manoela Alves.
Durante a programação, foi realizada uma roda de conversa com as palestrantes Dulce Maria Pereira e Inaldete Pinheiro; e prestada homenagem aos presidentes das Comissões de Igualdade Racial das subseções da OAB do Cabo de Santo Agostinho, Lucidalva Maria do Nascimento; de Carpina, Gilvaney da Silva Francelino; de Caruaru, Lucimary Elisabete dos Passos; de Jaboatão dos Guararapes, Doralice Pereira de Santana Paz e Silva; de Olinda, Palloma Trindade Laurentino; e de Paulista, Tatiane Vicente Pereira.
Medalha – O evento foi marcado, ainda, pela entrega da Medalha Esperança Garcia para quatro mulheres por seus esforços na luta pela equidade racial e combate ao racismo em Pernambuco. Este ano, as homenageadas são a bacharela em Direito, Mirtes Renata; a primeira mulher presidente da Fundação Cultural Palmares, Dulce Maria Pereira; a deputada estadual, Dani Portela; e a jornalista Lilian Oliveira.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Reconhecida pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB), em novembro de 2022, como a primeira advogada brasileira, Esperança Garcia dá nome à homenagem de que a OAB-PE faz às mulheres que atuam na luta contra as desigualdades raciais e de gênero, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A 6ª edição do Julho das Pretas contou com a participação da diretoria do CIR da OAB-PE, formada pelo presidente Fábio Fonseca, a vice-presidente Márcia Santos e o secretário Jamesson Lopes; a diretora da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Geane Ferreira; o diretor-geral e o diretor-tesoureiro da ESA-PE, Carlos Barros e Bruno Paiva; além de advogados, advogados, estudantes de Direito, jornalistas e da sociedade em geral.