O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, teve os seis primeiros meses de gestão reprovados pela população na mais recente pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Opine e Consultoria, de Recife. A consulta ouviu 450 pessoas, da cidade e zona rural, entre os dia 11 e 15 de julho, com o objetivo de identificar os seguintes aspectos: qualidade de vida da população nos últimos 12 meses, avaliação administrativa dos governos estadual, federal e municipal, aspectos negativos e positivos do atual prefeito, principais demandas da população, bem como a comparação entre a atual gestão e a anterior. O FAROL teve acesso aos dados.
A pesquisa tem margem de erro máxima de 4,4% e ouviu pessoas nos bairros do Centro, Bom Jesus, Malhada, Borborema, Cagep, Bomba, Ipsep, Alto da Conceição, Mutirão, AABB, Caxixola, São Cristovão, Baixa Renda e Várzea. Na zona rural, foram consultados moradores nos distritos de Bernardo Vieira, Santa Rita, Água Branca, Varzinha, Logradouro, Tauapiranga, Caiçarinha, São Miguel, Serrinha, Barro Vermelho, Aldeota, Poço Frio, Malhada Grande, Fazenda Canafístula, Fazena Salinas, Conceição, Jardim, Alto Grande, Carnaúba, Fazenda Arara, Poço Escuro, Três Passagens, Pedra Ferrada e Fazenda Chocalho.
AVALIAÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO LUCIANO DUQUE
Na resposta estimulada, a administração do prefeito Luciano Duque foi reprovada por 49,6% dos entrevistados e avaliada positivamente por 41, 3%. Não souberam opinar, 9,1%.
Na zona urbana, mais de 50% dos entrevistados desaprovam o modelo de gestão implementado pelo prefeito Duque; e 38,4% avaliam os seis primeiros meses como positivos.
Já na zona rural o quadro se inverte: Duque tem a gestão aprovada por 50,5% e apenas 38,5% da população do campo desaprovam a gestão.
ESCOLARIDADE – A pesquisa indica que a força do governo prevalece entre os que possuem menos escolaridade: 50,5% de eleitores com nível de estudo até a 4ª série aprovam a gestão. A avaliação negativa do governo petista ganha força a medida que o grau de escolaridade evolui:
56,2% de eleitores com grau de escolaridade entre 5ª a 8ª séries do Fundamental avaliam os seis primeiros meses de gestão negativamente.
Entre o público com ensino médio completo e nível superior, os seis primeiros meses da administração de Duque foi desaprovado por 61,1% da população pesquisada.
RENDA FAMILIAR – Entre os pesquisados com renda de até dois salários mínimos, 49,9% desaprova a administração petista neste seis primeiros meses. Entre o público que ganha mais de dois e até cinco salários mínimos, 51,8% desaprova o modelo implementado pela atual gestão.
PERCENTUAIS DE ÓTIMO A PÉSSIMO – Para 25,8% dos entrevistados, a administração atual é considerada ruim, para 25,6% regular; para 24,9% dos entrevistados é considera boa; para 16,7% é avaliada como péssima e apenas para 1,8%, a gestão é vista como ótima.
RUIM – 25,8%
REGULAR – 25,6%
BOA – 24,9%
PÉSSIMA – 16,7%
ÓTIMA – 1,8%
NÃO SOUBERAM OPINAR – 5,3%
28 comentários em PESQUISA OPINE: Quase 50% desaprovam os seis primeiros meses da gestão do PT em ST