Caixa contrata quase 50 unidades do Minha Casa Minha Vida para ST

O município de Serra Talhada, no interior de Pernambuco, receberá 48 novas moradias por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida Rural.

O contrato para a construção das habitações da Comunidade Quilombola Ponta da Serra foi assinado, nesta sexta-feira (18), entre a CAIXA e o Instituto Moradia, garantindo um investimento de mais de R$ 3,6 milhões, provenientes do Orçamento Geral da União (OGU).

Continua depois da publicidade

A construção será realizada no regime de autoconstrução assistida, não sendo a própria família beneficiada responsável pela execução da obra da sua unidade habitacional. Cada casa está avaliada em R$ 75 mil.

As moradias serão construídas em diversas comunidades do campo e terão área privativa de 40,16 m², distribuídas em sala, cozinha, dois quartos, banheiro, varanda e área de serviço externo.

O conjunto residencial terá acesso por vias adequadas, rede de energia elétrica existente, solução de abastecimento de água por cisterna e sistema de esgotamento sanitário com fossa séptica e sumidouro.

O superintendente executivo de Governo da CAIXA no Vale do São Francisco, Vinícius Almeida, destacou o compromisso da instituição e do Governo Federal com a transformação da vida das pessoas por meio do acesso à moradia.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

 

“Essas novas moradias representam o trabalho da CAIXA em parceria com o Governo Federal para reduzir o déficit habitacional no Brasil e em Pernambuco e levar desenvolvimento e melhoria de vida para as famílias beneficiadas”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Em Pernambuco, a CAIXA já soma mais de 102 empreendimentos contratados ou em fase de contratação nas modalidades FAR, Entidades Urbanas e Rurais, desde a retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida.

No total, serão mais de 11 mil novas unidades habitacionais a serem construídas no estado. Desde 2023 foram entregues mais de 2,6 mil moradias em Pernambuco.

Minha Casa, Minha Vida Rural :

O Minha Casa Minha Vida Rural é uma das modalidades do programa do Governo Federal voltada à produção e à melhoria de unidades habitacionais no campo, com recursos provenientes do Orçamento Geral da União (OGU).

O programa Minha Casa Minha Vida Rural já beneficiou cerca de 196 mil famílias que vivem no campo, incluindo familiares agricultores, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, povos indígenas, membros de comunidades quilombolas, ribeirinhas e demais povos e comunidades tradicionais, além de trabalhadores rurais e famílias residentes em áreas rurais.

Com base nos Dados Prioritários, desde 2023 foram contratadas 25,1 mil novas unidades habitacionais da Minha Casa, Minha Vida Rural em todo o Brasil.

Saiba mais sobre o programa na página do Ministério das Cidades.

Prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (ao centro), e outras autoridades locais, comemoram conquista para o Quilombo Ponta da Serra (Foto: PMST/Comunicação)

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)