
Nesta segunda-feira (28), Giovanni Sá recebeu no Programa Falando Francamente, da Tv Farol de Notícias no YouTube, a médica hematologista, Cristina Carrazone.
Durante esta semana, a prefeitura e a secretaria de saúde municipal de Serra Talhada realizaram um mutirão de testagem para detecção da doença e durane a entrevista, a médica tirou dúvidas dos telespectadores, explicou como ocorre a transmissão e contaminação da doença.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“Infelizmente, a doença de chagas ainda é endêmica. O nosso estado está dentro dos estados mais endêmicos no país. Hoje, talvez quem mais diagnostifique a doença de chagas seja o estado do Pará, através da contaminação oral, do alimento, que possa eventualmente causar a doença, que tem duas formas, a aguda e a crônica. Aqui nestas três regionais, a XI, a X e Arcoverde, nós tivemos o primeiro surto detectado em Pernambuco e registrado num encontro que houvem em Ibimirim, em 2019, com 77 pessoas expostas e 38 contaminadas, então, infelizmente, é endêmica”, explicou a médica, continuando:
“Carlos Chagas descobriu esta doença em 1909, há muito tempo, nas estradas de ferro, ele foi pesquisar a Malária e descobriu a Chagas, que evoluiu e hoje existem 143 insetos que podem transmitir a doença. O Brasil conseguiu eliminar praticamente 98% de uma espécie apenas. Ela não pode ser erradicada porque o bicho está lá na mata, e a gente é que está invadindo, está desmatando e aí, ele vem para habitar nas casas, porque ele é atraído pela luz… Hoje a chagas é detectada em 5 continentes, não através do besouro, mas da pessoa contaminada que vai para outro lugar”.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
3 comentários em Médica alerta para importância da prevenção de doença perigosa em ST