
A governadora Raquel Lyra e o Secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), Manuca de Zé do Povo (pré candidato a Deputado Federal pelo Avante), anunciaram o início de uma nova fase do Qualifica PE, programa que está transformando a realidade de milhares de pernambucanos por meio da capacitação profissional e empreendedora. Com quase 21 mil vagas disponíveis nos próximos seis meses, a iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), visa impulsionar a empregabilidade e a geração de renda em todas as 12 regiões de desenvolvimento do estado. As inscrições, gratuitas, já estão abertas no site oficial da secretaria www.sedepe.pe.gov.br no link https://qualifica.sedepe.pe.gov.br
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
UMA OPORTUNIDADE PARA TODOS – O programa oferece 9,9 mil vagas em cursos presenciais de qualificação técnico-profissional, voltados para os setores de indústria, comércio e serviços, e 11 mil vagas para capacitação empreendedora, com foco em quem deseja iniciar ou aprimorar o próprio negócio. Desde seu lançamento no segundo semestre de 2023, o Qualifica PE já formou mais de 5 mil pessoas, e agora amplia sua atuação para atender tanto o público em geral quanto grupos específicos, como pessoas em situação de vulnerabilidade e trabalhadores rurais. “É uma alegria dar continuidade a esse programa, que prepara pernambucanos e pernambucanas para atender às demandas do mercado de trabalho ou gerir seus negócios de forma mais assertiva”, destaca o secretário da SEDEPE, Manuca.
CURSOS DIVERSIFICADOS E ESPECIALIZADOS – Os cursos de qualificação profissional, ministrados por entidades do Sistema S (Senai e Senac), têm duração entre 15 e 108 horas/aula e abrangem áreas como:
• Gastronomia
• Beleza
• Mecânica
• Gestão
• Turismo
• Moda
• Energia
• Telecomunicações
• Refrigeração e climatização, entre outros.
Já as trilhas de capacitação empreendedora, oferecidas pelo Sebrae, têm até 16 horas/aula e abordam temas como Empreendedorismo, Finanças e Marketing, ideais para quem busca estruturar ou expandir pequenos negócios.
FOCO NA INCLUSÃO – O Qualifica PE também se destaca por sua abordagem inclusiva. Uma das ações de destaque é a oferta de cursos para a população carcerária, como o curso de Design de Mechas, iniciado na Colônia Penal Feminina Bom Pastor, no Recife. “O objetivo é promover o resgate social, possibilitando que essas pessoas saiam do sistema prisional profissionalizadas e com chances reais de reinserção no mercado de trabalho”, explica o secretário Manuca.
Outra novidade em 2025 é a inclusão de 650 vagas exclusivas para trabalhadores do Programa Chapéu de Palha, com cursos nas áreas de alimentos, automotiva, construção civil, mecânica e vestuário. “Queremos oferecer alternativas de renda para além do benefício, considerando a sazonalidade de atividades como cana-de-açúcar, fruticultura irrigada e pesca artesanal”, afirma a Secretária Executiva de Trabalho e Qualificação, Tatiana Ferraz.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
COMO PARTICIPAR – As inscrições para os cursos de qualificação profissional já estão abertas no site www.sedepe.pe.gov.br, no link https://qualifica.sedepe.pe.gov.br. O início das aulas está marcado para 4 de agosto. Somente neste mês, serão oferecidas 1.250 vagas em 31 municípios das regiões Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. As inscrições para os cursos de qualificação empreendedora serão abertas ainda em agosto.
IMPACTO NO FUTURO DE PERNAMBUCO – Com uma abordagem abrangente e inclusiva, o Qualifica PE conta também com apoio do presidente do Avante, Sebastião Oliveira e do Deputado Federal, Waldemar Oliveira, reforçando compromisso do Governo do Estado em promover o desenvolvimento econômico e social e oferecendo ferramentas para que a população possa conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho ou empreender com sucesso.