Fotos: Licca Lima/Farol de Notícias
Fotos: Licca Lima/Farol de Notícias

Nessa terça-feira (5), uma equipe de comissários da Polícia Civil de Pernambuco esteve na Escola Estadual Methódio de Godoy Lima, no bairro da COHAB, em Serra Talhada, para realizar uma ação educativa de combate e enfrentamento à violência contra à mulher.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

A programação, que teve início logo cedo, por volta das 8h30, com palestras educativas, serviços de saúde se estendeu até o final da tarde e também ofereceu serviços para a população, de forma integrada, em parceria com a Secretaria de Defesa Social.

Continua depois da publicidade

Durante o evento intinerante, os participantes puderam emitir ou trocar a carteira de identidade nacional, através do GEPAC, SDS, gestão municipal e CEAM.

A equipe de reportagem do Farol de Notícias esteve no evento e conversou com a comissária Mariana Azevedo, sobre a iniciativa, que chegou a capital do xaxado. A ação faz parte do Agosto Lilás e acontece também em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

“Hoje a gente está fazendo uma ação de prevenção, combate à violência doméstica e familiar e violência de gênero, em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha. Estamos fazendo através da Operação Shamar, que é uma operação nacional que acontece no mês de agosto, todos os anos, e tem foco no combate à violência contra a mulher.  O Departamento de Polícia da Mulher, gerencia todo o estado em relação ao combate à violência contra a mulher e se fez um estudo”, explicou a comissária, acrescentando:

“Dentro desse estudo se escolheram algumas cidades onde precisava ter esse trabalho de prevenção, aí os motivos são diversos, tem quem nunca recebeu, tem o número de violência, então se escolhe e a Polícia Civil faz esse direcionamento com foco para o combate naquela região, para que isso se multiplique, o conceito de prevenção à violência e que se difunda o conhecimento também para a rede de enfrentamento”

AÇÃO EDUCATIVA PARA ESTUDANTES

“O combate à violência de forma preventiva não está só na escola. Através dessa operação, a gente faz capacitação dos policiais e da rede de enfrentamento, guarda municipal, policia militar, da região inteira, não só de Serra, a gente convida e também faz a questão das escolas. O público jovem, ele é o futuro do nosso estado. A gente tem essa preocupação de criar essa semente da conscientização do combate à violência, as ações de repressão, elas são imensamente importantes”, enfatizou Mariana, finalizando:

“Mas a gente também precisa fazer a questão da prevenção para que o crime nem sequer aconteça ou se acontecer, o adolescente consiga identificar onde pedir ajuda, saber os tipos de violência, como procurar, como se comportar com as outras pessoas no combate também de forma, na convivência escolar e comunitária, não só naquele combate que a gente vê de lei, de polícia, mas também aqui na convivência tem coisas que acontecem que elas fortalecem a diferença de gênero, isso é a raiz da violência contra a mulher, então a gente está aqui combatendo da raiz, a gente está criando uma cultura de conscientização contra a violência de gênero, contra a mulher”.