Vídeo: Nattan vira alvo de denúncia após vídeo envolvendo mulher com nanismo - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Do Metrópoles

A Associação Nanismo Brasil (Annabra) anunciou que irá encaminhar uma denúncia ao Ministério Público contra o cantor Nattan, após a divulgação de um vídeo em que o artista aparece oferecendo dinheiro para que um homem beijasse uma mulher com nanismo durante um show em Pernambuco.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Segundo a entidade, o episódio reforça estigmas e representa uma forma de violência simbólica contra pessoas com deficiência.

Continua depois da publicidade

Assista ao vídeo

“A exposição da mulher com deficiência em um ato de escárnio público fere não apenas a vítima direta, mas toda a nossa comunidade”, declarou a associação em nota enviada ao g1.

A entidade também destacou que o capacitismo é crime e que “praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência” pode gerar penas de um a cinco anos de prisão, dependendo da forma como o ato é cometido.

Ainda de acordo com a Annabra o objetivo da denúncia é garantir que os “desdobramentos legais cabíveis sejam apurados”.

“É importante deixar claro: o fato de uma pessoa com nanismo, em determinado momento, consentir ou participar de uma cena como essa não significa que toda a comunidade aceite ou ache engraçado. Normalizar este tipo de ‘entretenimento’ é abrir espaço para a perpetuação do preconceito e da violência simbólica, minando os avanços que temos conquistado com tanto esforço”, ressaltaram.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Entenda

O caso ocorreu no sábado (2/8), durante a Festa de Agosto, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. No palco, Nattan interrompeu a apresentação para chamar pessoas da plateia, momento em que interagiu com a mulher com nanismo.

Imagens divulgadas pela equipe do cantor mostram o artista colocando a mulher sobre um caixote e oferecendo R$ 1 mil para que um homem a beijasse. Após recusa de dois convidados, um cinegrafista do evento subiu ao palco e protagonizou a cena, arrancando risos do artista.

O vídeo foi publicado nas redes sociais de Nattan com a legenda “BEBÊ REBORN saliente da gota”.