
Do g1
O Brasil está entre os três países que mais usam o ChatGPT semanalmente, atrás apenas de Estados Unidos e Índia. O dado faz parte do primeiro estudo dedicado ao país, divulgado nesta terça-feira (12) pela OpenAI, dona da tecnologia.
Segundo a empresa, globalmente, usuários do ChatGPT enviam mais de 2 bilhões de comandos por dia na plataforma. No Brasil, são cerca de 140 milhões de mensagens diárias.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
São Paulo, Distrito Federal e Santa Catarina lideram o uso no país. Na sequência aparecem Tocantins, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Amapá, Mato Grosso e Pernambuco.
Atualmente, o ChatGPT tem cerca de 700 milhões de usuários semanais, e já são 5 milhões de usuários das versões voltadas para empresas, divulgou a OpenAI na semana passada durante o lançamento do GPT-5, a nova geração da IA.
Principais usos do ChatGPT no Brasil, segundo o estudo:
- redação e comunicação
- aprendizado e capacitação
- programação, ciência de dados e matemática
“Atualmente, observamos que o uso mais frequente é no apoio à melhoria da comunicação escrita e do aprendizado, correspondendo a 20% e 15% de todas as mensagens enviadas do Brasil, respectivamente”, diz o estudo.
A pesquisa aponta que os brasileiros que usam o ChatGPT tendem a ser mais jovens: 27% têm entre 18 e 24 anos, e 33% entre 25 e 34 anos. Segundo a empresa, isso indica que muitos estudantes e profissionais em início de carreira estão se tornando o que chama de “nativos da IA”.
“Esses números não são apenas estatísticas. São um poderoso testemunho da criatividade e da curiosidade do povo brasileiro”, diz Nicolas Andrade, chefe de política para América Latina e Caribe da OpenAI.
O Brasil também tem, hoje, o maior conjunto de talentos em inteligência artificial da América Latina.
O país ocupa o segundo lugar mundial em número de desenvolvedores que utilizam a API da OpenAI e está entre os cinco primeiros no ranking de disseminação de habilidades em IA, revela a companhia.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Nova geração do ChatGPT promete ser ‘mais humana’
Há menos de uma semana, a OpenAI divulgou a nova versão do modelo de linguagem usado no ChatGPT, chamada de GPT-5. A empresa afirma que o sistema está mais natural nas conversas, reconhece melhor suas limitações e apresenta avanços em programação.
GPT é a sigla em inglês para Transformador Generativo Pré-treinado, um modelo de linguagem treinado por inteligência artificial para simular o raciocínio humano.
Segundo a OpenAI, o GPT-5 é menos “efusivamente agradável” e usa menos emojis desnecessários nas interações. Também é mais sutil e atencioso nos acompanhamentos, em comparação com o GPT-4o (versão anterior).