Chá antioxidante previne o envelhecimento precoce e melhora a digestão - Foto: Freepik
Foto: Freepik

Do Metrópoles

Rico em fibras, vitamina C e antioxidantes como a mangiferina, o chá feito com a casca da manga começa a ganhar destaque entre os aliados naturais da saúde. Segundo a nutricionista Mariane Alves, a bebida oferece diversos benefícios: “Pouco conhecido, mas rico em antioxidantes, o chá de casca de manga pode ajudar no controle da glicemia e na saúde intestinal”, afirma.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

De acordo com a especialista, a casca da manga concentra compostos fenólicos que auxiliam na digestão, contribuem para o equilíbrio do colesterol e ainda combatem os radicais livres — o que previne o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico.

Continua depois da publicidade

Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias atuam no controle de processos inflamatórios no corpo.

Mariane reforça que o preparo deve começar com a higienização correta das cascas: “Lave muito bem as cascas com uma solução de água e hipoclorito de sódio para remover resíduos de agrotóxicos e garantir a segurança do consumo.” Ela também recomenda priorizar frutas orgânicas.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Por fim, a nutricionista alerta: “Apesar de natural, o chá não deve ser consumido por grávidas e lactantes sem orientação médica.”