Starship, maior nave do mundo, faz lançamento inédito de cargas no espaço - Foto: Reprodução/SpaceX
Foto: Reprodução/SpaceX

Do g1

A SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, fez nesta terça-feira (26) o 10º voo teste da Starship, a nave espacial mais poderosa do mundo.

O voo saiu de Boca Chica, no estado americano do Texas, por volta das 20h30 (horário de Brasília). Assim como os anteriores, a missão não foi tripulada.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Pela primeira vez, a nave conseguiu lançar carga útil no espaço — oito protótipos de satélites da Starlink, braço da SpaceX no setor de internet. Na missão anterior, em maio, ela não conseguiu realizar a façanha.

Pouco mais de uma hora após o lançamento, a Starship pousou no Oceano Índico. Ao tocar na água, a nave ficou coberta por chamas, mas a SpaceX não informou o que aconteceu.

A empresa já tinha conseguido pousar a nave em outros dois testes, realizados em junho e novembro de 2024. Nos outros três experimentos realizados em 2025, a empresa não conseguiu realizar essa manobra.

Starship ficou coberta por chamas após tocar o Oceano Índico — Foto: Reprodução/SpaceX

A SpaceX também conseguiu fazer o pouso do foguete propulsor Super Heavy (a parte de baixo da nave) no Golfo do México e reacender um dos motores da Starship no espaço.

Antes do lançamento desta terça, o 10º voo da maior nave do mundo tinha sido adiado duas vezes. No domingo (24), devido a um vazamento de oxigênio líquido na plataforma de lançamento, e, na segunda-feira (25), devido às condições climáticas.

Continua depois da publicidade

A Starship vem sendo testada, sem tripulantes, desde abril de 2023.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

A supernave deverá ser um dos veículos da missão Artemis III, um projeto da agência aeroespacial dos EUA (Nasa) que pretende levar os primeiros humanos à Lua desde a missão Apollo 17, de 1972. O início está previsto para setembro de 2026.

Musk também pretende usar a Starship em voos a Marte, onde o homem nunca chegou.