
A 235ª Festa de Nossa Senhora da Penha, homenageia neste ano, a Filarmônica Vilabelense, pelos seus 120 anos, contribuindo para a promoção da cultura local.
Durante todos estes anos, inúmeros músicos foram formados e passaram pela Filarmônica, que continua , diariamente, em atuação em eventos diversos e na sua sede, localizada na Concha Acústica de Serra Talhada.
Neste sábado (30), a reportagem do Farol de Notícias conversou com 3 músicos de diferentes gerações, que compõem a atual equipe e falaram da importância dos trabalhos desenvolvidos na cidade, bem como da homenagem recebida.
Para Fabíola Leite, foi muito gratificante receber a homenagem este ano. Ela também comentou sobre a importância de ter a participação feminina na equipe de músicos:
“Nós recebemos com muita alegria, muito carinho, eles decidirem homenagear a gente, já que a gente faz parte, todos os anos, da festa da padroeira, do primeiro ao último dia, a procissão, ao desfile. Então, a gente fica muito, muito feliz, muito grata em homenagear a todos nós”, pontuou Fabíola, continuando:
“A gente tem o maior orgulho. O maior orgulho em representar todas as mulheres. Queremos convidar também, dizer que aqui a gente tem escola para aprender também, mulher que quiser aprender, crianças, jovens. E para a gente ter uma satisfação, estar no meio aqui dos homens, dos músicos, que a gente também tem essa capacidade de estar entre eles.”
ENCONTRO DE TALENTOS E GERAÇÕES
Seu Geraldo Barros, é um dos integrantes mais antigos da equipe, relembrou como foi sua chegada ao grupo:
“A minha primeira vez que participei da filarmônica foi 1969, na maestria do maestro Fernando Moura, quando faltou um percussionista e a filarmônica tinha que subir para a novena, então seu Nogueira me pediu para ir, eu fui, gostei e até hoje estou na filarmônica.”
João Eudes é um dos integrantes mais novos da equipe e falou sobre como foi sua chegada ao grupo e da satisfação em fazer parte da equipe. Ele também faz um convite para quem desejar conhecer o trabalho da equipe ou aprender a tocar algum instrumento:
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“A minha experiência começou desde pequeno, desde novo sou envolvido com música, principalmente banda marcial. E na Filarmônica tem muitos professores do nosso município aqui, que fazem parte. Através de um deles, tive interesse pelo instrumento e tudo, aprendi aqui na Filarmônica também. E, graças a Deus, tive a oportunidade de ingressar. Acho que vai fazer agora a segunda festa que eu estou participando com a Filarmônica”, declarou João, continuando:
“É uma honra, sempre foi um sonho, tanto para mim como para alguns amigos que ingressaram junto comigo. E estar aqui fazendo parte nessa festa agora que a gente está sendo homenageado, nada mais justo do que uma banda que vem participando e abrilhantando a festa há vários anos deste centenário e hoje está sendo homenageada no museu lá.”, enfatizou:
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
“A gente viu várias referências à Filarmônica e tudo. Muito bonito mesmo, está sendo muito legal. Esse ano a gente está recebendo essa reforma e também essa homenagem em si na festa.”, finalizou João, convidando:
“A Filarmônica funciona todos os dias da semana, das nove da manhã até onze horas. Nosso maestro Germano fica aqui dando aula. Na Filarmônica também já disponibiliza alguns instrumentos para quem quer aprender. E quem tem aquele interesse que venha conhecer. O interesse nem sempre já inicia com aquele gás todo quando a gente não conhece a arte. A gente precisa conhecer para poder ter o interesse, ter um norte de alguma coisa. É muito importante, a gente está precário disso, não só na nossa cidade, mas em todo lugar. As crianças hoje não se interessam por isso, mas é muito importante que quem tem algum tipo de interesse venha aqui conhecer a Filarmônica, conhecer as aulas de música, desde partitura até o instrumental, o nosso maestro aqui faz todo esse trabalho”.
2 comentários em Músicos mostram orgulho da trajetória de 120 anos em Serra Talhada