
Na tarde deste domingo (31), centenas de jovens, de Serra Talhada e região, percorreram as ruas da cidade, em mais uma Romaria da Juventude.
O evento, que chegou a sua décima edição, é promovido pela Paróquia de Nossa Senhora da Penha e acontece anualmente, durante a Festa da Padroeira da cidade.
A reportagem do Farol de Notícias conversou com um dos organizadores da Romaria e com jovens que já participaram de outras edições.
Eles compartilharam suas experiências de fé e devoção à virgem da Penha.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Pedro Amaral é um dos organizadores do evento e conversou com a reportagem do Farol de Notícias. Ele destacou que o evento, que chega a sua décima edição, se tornou o maior da diocese e um dos maiores do estado:
“É sempre um desafio muito grande a gente se reunir em prol de um evento tão grande que inclusive, já faz parte do calendário oficial de festividades do município e a gente conta com apoio de vários parceiros, mas é interessante lembrar que a romaria, desde sua primeira edição, ela é pensada, planejada e executada para os jovens. A juventude católica da nossa cidade faz esse evento, que é o maior evento jovem da diocese, um dos maiores do estado de Pernambuco também e apesar de um grande desafio, é sempre muito gratificante também, principalmente quando a gente vê o trabalho finalizado, a gente fica muito feliz em ver a mobilização em torno desse evento, não só da juventude, mas de toda comunidade católica da cidade e sempre muito gratificante”
Kauan Lucas, faz parte do EJC da Paróquia de Nossa Senhora da Penha e participou do evento pela primeira vez. Para ele, o evento proporcionou a sensação de pertencimento:
“Esta é a primeira vez que participo da romaria e dá pra perceber que é algo bem aconchegante, você tá dentro de circulo que dá a sensação de pertencimento que a juventude. É algo muito acolhedor, eu fiz o percurso desde o início. Eu sou católico desde que nasci, mas percebi que minha vida mudou totalmente depois que fiz o EJC”, contou.
Regina Souza, é da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e já participou de várias edições da Romaria da Juventude. Ela conta que esse é sempre um dos momentos mais aguardados por ela, durante o ano:
“Eu já participei de outras edições e é uma experiência surreal. Eu estava há mais de quatro anos sem conseguir vir e hoje, graças a Deus, eu consegui vir e pulei horrores. Quem não veio, venha no ano que vem porque é uma experiência única e vocês não vão se arrepender. Eu acompanhei todo o percurso e estou com zero cansaço, faria tudo de novo. Vale muito a pena, é uma emoção única e só quem vivencia isso aqui entende”, declarou.
Pedro Bezerra é de São José do Belmonte e veio em uma caravana com aproximadamente 90 jovens para a Romaria. Essa é a segunda vez que ele participa do evento e ele avalia que neste ano, a Romaria foi ainda melhor que a do ano passado:
“Foi maravilhosa a experiência. Ano passado foi ótimo e neste ano foi muito melhor ainda, cada ano se superando. Desde pequeno minha avó sempre me levava para a igreja, aos domingos e eu sempre fui gostando. Durante a pandemia, eu me afastei por um tempo e agora graças a Deus, estou retornando com tudo. Eu vou aguardar o show, estou muito ansioso, tô naquela adrenalina, naquela curiosidade para ver como é e vou ficar até o final”
Cristina Silva, faz parte do EJC da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e já participou de várias edições da Romaria da Juventude. Ela contou que com o passar do tempo, o evento ganhou um novo significado, pois, sempre vai acompanhada de seus afilhados. Além disso, Cristina também comentou sobre a expectativa para o show da GBA Worship.
“Eu não consigo dizer exatamente há quanto tempo, mas eu acho que participo desde a segunda edição e cada ano é uma experiência diferente. A partir de agora meus afilhados já estão maiores, eu tenho a função madrinha e agora a romaria tem um sentido diferente, um significado família e uma nova forma também de poder me divertir, porque agora além da minha alegria, vem alegria de poder ensinar eles nesse caminho de devoção e fé.”, explicou Cristina complementando:
“Eu sou muito fã da GBA Worship, acompanho a carreira do Herrisson desde o tempo da Colo de Deus, inclusive das composições, que fazem parte do repertório do Ministério Consagrados a Maria, o qual eu faço parte, antão com certeza, vai ser uma noite de muita emoção e de muita alegria”