Alepe promove audiência sobre crise dos sindicatos em PE
Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), realiza na próxima terça-feira (16), uma audoência pública sobre os desafios enfrentados pelos sindicatos no Estado e no país. O debate é uma iniciativa da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e será presidida pelo deputado estadual Luciano Duque. O evento está previsto para iniciar às 9h.

A audiência tem como objetivo principal reunir representantes de sindicatos, especialistas e parlamentares para debater possibilidades que fortaleçam a representação dos trabalhadores e mantenham a continuidade dos serviços prestados.

Continua depois da publicidade

O deputado estadual Luciano Duque, destacou a importância dos sindicatos  na luta pelos direitos das categorias: “O sindicato é uma instituição que garante direitos e representa categorias, mas enfrenta hoje uma crise sem precedentes. Essa audiência será fundamental para ouvirmos todos os lados e buscarmos alternativas que preservem a democracia e a dignidade do trabalho”, destacou o parlamentar.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo canal no WhatsApp (clique aqui)

A discussão acontece em um momento de forte fragilidade para entidades sindicais e associações de trabalhadores. Desde que o INSS suspendeu os descontos em folha de pagamento de aposentados e pensionistas – medida adotada após denúncias de fraudes praticadas por algumas instituições —, sindicatos e associações afirmam que enfrentam dificuldades para manter serviços essenciais e equipes de funcionários. Muitas dessas entidades existem desde a década de 1980 e oferecem assistência em saúde, lazer e apoio jurídico, especialmente para o público idoso.

Além disso, a Reforma Trabalhista de 2017 e a mudança na forma de arrecadação sindical reduziram drasticamente as receitas dessas organizações. Segundo o IBGE, a taxa de sindicalização atingiu, em 2023, o menor patamar da série histórica: apenas 8,4% dos trabalhadores ocupados. Entre 2017 e 2023, mais de 4,6 milhões de pessoas deixaram de ser sindicalizadas, mesmo com a abertura de milhões de novos postos de trabalho.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)