Pular para o conteúdo

DIRETORA SE PRONUNCIA

Mulher diz que mãe recebeu atendimento negligente no Hospam

Foto: Licca Lima/Farol de Notícias
Foto: Licca Lima/Farol de Notícias

Nesta sexta feira (12), a auxiliar de serviços gerais, Elisângela Maria da Silva, 46 anos, moradora do bairro Bom Jesus, em Serra Talhada, procurou a reportagem do Farol de Notícias para expressar sua indignação em relação ao atendimento que sua mãe recebeu, ao dar entrada no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães, Hospam, nesta quinta-feira (12).

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo canal no WhatsApp (clique aqui)

Ela relatou que levou sua mãe a unidade hospitalar por volta das 13h, com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e apenas foi solicitado um exame de sangue pela médica que prestou o atendimento inicial. Este exame teria levado mais de 12 horas para sair o resultado e sua mãe teria sido liberada pelo plantonista seguinte, sem passar por avaliação detalhada.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com a acompanhante, ela teria verificado a possibilidade de transferir sua mãe para o HEC, para realização de uma ressonância e ter um melhor diagnóstico, entretanto, a transferência não foi realizada.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

“Quero fazer uma denúncia sobre o Hospam. Ontem por volta das 13 horas minha mãe deu entrada no Hospam porque está com AVC. Nisso foi conversado com a médica pra ela fazer um encaminhamento para o Eduardo Campos (HEC), para fazer uma ressonância pra me dar um resultado bem amplo sobre a doença e a médica apenas pediu só um exame de sangue.

A espera para sair um resultado de um hemograma demorou foi de horas pra sair e o novo plantonista, em seguida, liberou sem avaliar o quadro direito. No meu ver, o Hospam só quer quantidades de entrada sobre pacientes sem se quer dar a mínima ao caso dos pacientes e nem estudam o caso de pacientes. É um descaso com o ser humano, falta de respeito. No Hospam, os médicos já tiveram respeito e dedicação com o paciente, hoje só querem quantidade, é um descaso”,

OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com o Hospam sobre o caso, que se manifestou através de uma nota. Leia abaixo:

“Informamos que, em casos suspeitos de AVC, existe uma parceria direta com o Hospital Eduardo Campos (HEC), garantindo que o paciente seja transferido para atendimento especializado. Dessa forma, não seria possível a liberação do paciente para casa sem os devidos encaminhamentos. Se a paciente estivesse realmente com um quadro de AVC, ela teria retornado à unidade, devido à gravidade e evolução do quadro clínico.

Continua depois da publicidade

Ressaltamos a importância de que familiares e responsáveis procurem o hospital imediatamente, enquanto o atendimento está em andamento, para que qualquer situação possa ser resolvida em tempo hábil. Temos ouvidoria, psicólogos disponíveis e uma equipe aberta ao diálogo para resolver cada situação. Neste caso, o fato relatado aconteceu ontem e só tomamos conhecimento hoje, através da imprensa, o que dificulta a apuração e solução do caso.

Por fim, reiteramos nosso compromisso com a segurança, o cuidado e a transparência em todos os atendimentos prestados à população.

Atenciosamente,
Direção do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (HOSPAM)”

14 comentários em Mulher diz que mãe recebeu atendimento negligente no Hospam

Ari
Houve um descaso com meu tio ...em uma transferência do hospital pra o Eduardo campos...mas eu mesma entrei em contato com a diretora Akila nunca tinha tido contato com ela ...e ela rapidamente me respondeu dando total apois foi entender o que aconteceu se houve negligência...e acompanhou o caso do meu tio ...muitas vezes a falta de dialogo atrapalha tudo .
Cidadão
Rapaz .. Fora o atendimento MUITO DEMORADO. Uma vez estive lá e só tem um médico atendendo. Pergunto eu? A ESCALA NÃO É DE 12 HORAS OU 24 HORAS? Porque só fica um atendendo? Irregular, denunciar pessoal. Posso estar errado, mas parece que alguns funcionários tem até medo de chamar os médicos. É um direito. Queria pedir a Diretora (Pessoa muito gente fina) para ver isso de perto.
Só uma Intervenção jurídica resolve!
Talvez só com uma Intervenção jurídica administrativa resolva o triste vício Imoral existente no HOSPAM. O descontrole é total, ninguém obedece a ninguém, é só corpo mole em todos os segmentos. Nenhum gestor indicado via Política resolverá, nunca terá pulso para decisões. Resultados, como sempre , só sobra para os pobres!
Denilson
Que hemograma é esse pra durar essas horas todas? Será que no Hospam a direção fiscaliza os responsáveis por esses hemograma e se for dizer que é porque tem muita gente, não é sempre assim. Tem vezes que tem bem pouca gente e a demora é a mesma. Esse pessoal estão trabalhando com celeridade mesmo ou é corpo mole de funcionário público?
jociene
Bem, Eu poço falar com prioridade, que as técnicas de laboratório e até as técnicas de enfermagem sempre fazem a parte delas que é fazer a coleta do material para que a médica faça o análise do material colhido. Porém sempre alguns médicos,( as ) , sempre demoram muito muito tempo para fazer a parte deles, ( as ) . Essa pessoa que fez a denuncia é uma pessoa que é bem esclarecida, e sabe o que estava falando. Ela, trabalhou alguns anos como técnica em enfermagem no hospital Santa Marta. O curso de técnica em enfermagem que ela fez foi muitissimo bem feito no Recife. E, todas as semanas todas as técnicas em enfermagem que foram preparadas por Dr Edmundo Viana, elas passavam por provas rígidas semanal. Ákilla Monique, procure ouvir Elizângela. Eu, sei que vc Ákilla Monique é uma pessoa que tem uma responsabilidade, e é humilde para ouvir uma pessoa que sabe realmente o que está falando ao fazer a denuncia pelo atendimento que sua genitora recebeu.
Rose
Não estou defendendo o hospam ou qualquer outra unidade de saúde. Mas gostaria de saber como a denunciante tinha certeza que era um AVC ? Mas concordo que o sistema público de saúde deixa a desejar .
jociene
Rose, a denunciante tem o preparo ou conhecimento correto do que a mãe dela passou, ou seja estava sentindo. Ela, sabe os termos técnicos, porque, ela tem o curso de técnica em enfermagem. E, quem conhece a história das técnicas em enfermagem que trabalham ou trabalharam com Dr Eduardo Viana, sabe que as técnicas em enfermagem dela, foram todas fazer o curso no Recife. Ele, pagou o curso de todas, e todas as semanas ele fazia provas com suas técnicas.
Eu mesmo
Na minha concepção, tudo depende da forma que você lida com a situação e que trata os colaboradores. Eu PARTICULARMENTE, não tenho nada a reclamar do HOSPAM. Em tudo que minha esposa precisou durante a gestação e cesárea, fomos bem assistidos e bem atendidos. Embora tenha alguns enfermeiros mal humorado, alguns porteiros egocêntricos, as qualidades superam os defeitos. Volto a dizer, essa opinião é PARTICULAR MINHA. Que tratei com muita educação do recepcionista ao médico e fui tratado da mesma forma por eles.
Gente
Hemograma para verificar AVC? Até o pouco que sei isso e feito por TCE (Tomografia Crânio Encefálica). Outra coisa, já foi informado largamente em Serra Talhada que no Hospital Eduardo Campos há uma equipe pronta para atender os casais de ACV, e chamar o SAMU e correr ligeiro para lá. Ninguém perca tempo no hospam não nesses casos. Estimo saúde a paciente
jociene
Para alguém ser atendido no hospital Eduardo Campos, precisa ser encaminhado por um médico que está de plantão no Hospam. Não adianta ir direto para o Hospital Eduardo Campos sem ser encaminhado por um médico que está de plantão no Hospam. Ou, se a pessoa sofreu um acidente e está com suspeita ou com alguma fratura, que nesses casos o SAMU leva a pessoa acidentada direto para o hospital Eduardo Campos.
leitor w
Várias vezes a equipe que e ligada ao tratamento do AVC já esteve no farol p orientar que nesses casos deve ser levado rapidamente ao hospital Eduardo Campos porque o paciente precisa receber a medicação, o trombolitico para que as sequelas do AVC sejam sanadas ou minimizadas. Isso quando de fato e caso de AVC
Tereza Melo
Essas instituições não funcionam como deveriam por causa da politicagem. No Hospam Luciano Duque colocou a prima dele e outras, mas o descaso continua. Até agora não vimos nenhum avanço, Está pior do que antes.
Alemão
Não estou aqui falando se todos os casos, mas em especial a esse que a mulher está falando. Como que essa mulher pode está falando de quadro de AVC, se ela não é médica? Se fosse um quadro de AVC, quando ele foi liberada, esse quadro teria evoluído. É isso que eu não concordo: fazer denúncia infundada só para prejudicar o Hospan e principalmente a médica. Sim, porque na matéria não consta que a paciente foi pra outro hospital é foi atestado o quadro que ela fala. Repito: qual o conhecimento que ela tem pra falar de AVC?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *