Suspeito de assassinar influenciador Charlie Kirk é identificado como estudante de 22 anos - Foto: Governo do Utah
Foto: Governo do Utah

Com informações do Estadão

O estudante Tyler Robinson, de 22 anos, foi identificado como o principal suspeito de assassinar o influenciador político e aliado de Donald Trump, Charlie Kirk. A confirmação foi dada pelo governador de Utah, Spencer Cox, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (12).

O anúncio ocorreu após a declaração do ex-presidente Donald Trump, que horas antes havia anunciado a captura do suspeito em entrevista à Fox News Channel: “Com um alto grau de certeza, nós o temos”, disse Trump.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo canal no WhatsApp (clique aqui)

De acordo com o governador Cox, o suspeito “indicou a um amigo da família que tinha conexão com o assassinato e que ele possuía posições políticas contrárias ao posicionamento de Kirk”. O crime, ocorrido na quarta-feira (10), foi classificado pelas autoridades como um ataque direcionado e um assassinato político.

Kirk, cofundador da organização Turning Point USA e voz proeminente no conservadorismo americano, foi morto por um único tiro enquanto discursava em um debate na Utah Valley University. Investigadores relataram que o atirador efetuou o disparo de uma distância de aproximadamente 200 metros, utilizando um rifle de alta potência com ação de ferrolho, recuperado perto do local. Após o crime, o autor pulou de um telhado e desapareceu na floresta.

Como ocorreu o ataque

Cerca de 20 minutos após o início do evento, Kirk foi atingido. Vídeos gravados por celulares e que circularam online mostram pessoas correndo ao som de um tiro. Uma das gravações parece capturar o momento exato em que a cabeça de Kirk se inclina para trás enquanto ele falava sentado sob uma tenda com o slogan “The American Comeback”. Ele perdeu grande quantidade de sangue no local.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Seus seguranças o retiraram imediatamente do palco, mas ele não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto horas depois no hospital. Andrew Kolvet, porta-voz da Turning Point USA, confirmou oficialmente o falecimento no final da tarde de quarta-feira.

Antes da identificação formal, investigadores federais e estaduais haviam divulgado imagens do suspeito, resultando em mais de 7.000 pistas e dicas recebidas pela polícia. O nome de Tyler Robinson não havia sido divulgado até a coletiva do governador Cox.