Floresta: Sindicato pede correções no projeto de lei do concurso - Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com informações do Blog do Elvis

Membros de sindicatos locais reuniram-se nesta segunda-feira (15) com vereadores da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Floresta, no Sertão de Itaparica. O objetivo do encontro foi discutir o projeto de lei que trata da realização de um concurso público no município, com os representantes sindicais apresentando sugestões e solicitando ajustes no texto encaminhado pelo Poder Executivo.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo canal no WhatsApp (clique aqui)

De acordo com os sindicalistas, vários pontos do texto precisam ser corrigidos para assegurar maior clareza, justiça e segurança jurídica ao certame. As críticas foram formalizadas por meio de um ofício e uma peça de impugnação administrativa, que destacaram uma série de supostas irregularidades.

Continua depois da publicidade

Entre os principais pontos questionados estão:

– Atribuições do cargo de Auxiliar de Serviços Gerais: Foi solicitada uma reformulação completa para evitar a sobreposição de funções, como as de merendeira e lavadeira;

– Omissão de adicionais obrigatórios: Ausência de previsão de pagamento de periculosidade, insalubridade e adicional noturno em cargos como eletricista, pintor, mecânico, maqueiro e porteiro/vigia;

– Acúmulo de função de professores: Inclusão, no cargo de Professor de Educação Infantil, de atividades como “banho e troca de fraldas”, consideradas incompatíveis com a função pedagógica segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB);

– Disparidade salarial: Existência de diferença injustificada entre motoristas da categoria D;

– Piso da enfermagem: Falta de garantia de cumprimento da Lei Federal nº 14.434/2022, que estabelece o piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Os vereadores da comissão se comprometeram a analisar as demandas. Eles informaram que as observações serão levadas em consideração na análise do projeto. A expectativa era que as possíveis correções fossem formalizadas e apresentadas na sessão ordinária marcada para quarta-feira (17).

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Sendo assim, o andamento do concurso público municipal dependerá dos próximos trâmites legislativos e da resposta do Executivo às recomendações apresentadas pelos sindicatos.