
Nesta sexta-feira (19), Giovanni Sá recebeu no Programa Falando Francamente, da Tv Farol de Notícias no YouTube, a psicóloga do SEST/SENAT de Serra Talhada, Alane Mariano. Durante a entrevista, a profissional falou sobre a Semana Nacional do Trânsito, que acontece em todo o país, no período de 18 a 25 deste mês e conta com uma série de atividades educativas.
Alane também destacou os serviços prestados pela instituição, que atende não apenas motoristas, como também seus dependentes e empresas e falou da importância do cuidado com a saúde mental. Na próxima quinta-feira (25), acontecerá uma roda de conversa com os colaboradores da XI GERES sobre estresse e uso do celular no trânsito, conduzido por representante do SEST/SENAT de Serra Talhada.
Receba as manchetes em primeira mão no Canal do Farol no WhatsApp (clique aqui)
“Para quem não conhece, o SEST/SENAT é um serviço social de transporte e também, de aprendizagem para os motoristas e para o público. Em Serra Talhada, já estamos há uns sete anos em média e eu, enquanto psicóloga, faço o serviço de acolhimento as pessoas, aos motoristas, aos seus familiares e dependentes e também fazemos o serviço de psicologia nas empresas com atendimento em grupo, orientação, principalmente em campanhas como esta que estamos, da mobilização nacional. A psicologia traz temas importantes com o atenção, concentração, a questão do sono, a fim de informar estas pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental”, explicou a psicóloga, complementando:
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
“A gente sempre faz avaliação com os motoristas, familiares e empresas por onde a gente anda. E é uma questão que sempre tem algo a melhorar, porque o trânsito em si traz o estresse, ele já é estressante. A gente não atende apenas o público de Serra, mas também, toda a região de Arcoverde, Salgueiro, essa região do Pajeú nesta temática de trânsito e estresse. Além de outras demandas emocionais. É uma questão que tem muitos dados alarmantes, tendo em vista que muitas vezes eles não têm tempo de se cuidar, ou a maior parte, é um público masculino e tem uma maior resistência em procurar ajuda. Principalmente, quando se fala em questões emocionais e existem também os estresses fora do trânsito, mas que acabam sendo levados para o trânsito. Então, não é algo que precisa ser tratado apenas voltado para o trânsito. Mas também, o que está por baixo”.
1 comentário em Psicóloga do SEST/SENAT aborda o estresse no trânsito e dá dicas