
Santa Cruz da Baixa Verde celebra uma importante conquista: a aprovação da renovação do Projeto Novos Horizontes para Idosos para o ano de 2026, que contará com um investimento aproximado de R$ 245 mil por meio do Programa Parceiro do Idoso – Santander. A iniciativa, que já transformou vidas em 2025, tem como objetivo principal proteger os direitos da pessoa idosa, enfrentando as violências patrimonial e financeira, além de promover inclusão digital, letramento itinerante e incentivar a troca de saberes entre gerações.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo canal no WhatsApp (clique aqui)
Durante este ano, o projeto foi marcado por importantes avanços, como a estruturação do Núcleo Técnico de Enfrentamento à Violência Patrimonial e Financeira, responsável por acolher, orientar e articular ações de proteção aos idosos. Também foram realizadas oficinas de inclusão digital e ações educativas que ampliaram o acesso à informação e fortaleceram a autonomia dessa parcela da população.
Para 2026, a meta é implementar novas estratégias, com destaque para a criação do “Letramento Itinerante”, que oferecerá turmas adaptadas no próprio Centro de Referência do Idoso (CRI), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, proporcionando um ambiente mais acessível e acolhedor, com o objetivo de reverter a baixa adesão de idosos analfabetos às turmas de educação voltadas para sua faixa etária.
Outras novidades incluem o fortalecimento das oficinas de inclusão digital, com profissionais capacitados para uma abordagem prática e envolvente voltada ao público idoso; o desenvolvimento de uma ferramenta de monitoramento e notificação de dados, que permitirá unificar informações da rede municipal, aprimorando o diagnóstico e o planejamento das ações; além da integração de jovens como monitores digitais voluntários, incentivando a troca intergeracional e o uso consciente das tecnologias.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Em consonância com os princípios da Política Nacional da Pessoa Idosa e do Estatuto da Pessoa Idosa, o projeto conta com o apoio do Centro de Referencia do Idoso (CRI), da Secretaria Municipal de Assistência Social e acompanhamento do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.