
Com informações do Metrópoles
Uma infusão simples e acessível pode trazer vários benefícios à saúde. O chá de hortelã-pimenta (Mentha piperita), conhecido por seu sabor refrescante, possui propriedades digestivas, anti-inflamatórias e calmantes, ajudando a aliviar desconfortos como inchaço, gases e náuseas, além de contribuir para o equilíbrio da microbiota intestinal.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo canal no WhatsApp (clique aqui)
Rico em compostos bioativos – incluindo vitaminas A, B6, C, E e K e minerais como cálcio, ferro, fósforo e potássio –, o chá fortalece o sistema imunológico e oferece baixo teor calórico. Segundo a nutricionista Larissa Mazocco, professora do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), “Por ser fonte de antioxidantes, ácido fólico e fibras, o chá de hortelã contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e oferece diversos benefícios à saúde”.
Preparo ideal
Para obter o máximo de nutrientes, especialistas recomendam preparar a bebida com folhas frescas ou secas, evitando versões industrializadas em sachê. Como explica a nutricionista Natália Garcia, “O chá de saquinho pode conter folhas trituradas em pedaços muito pequenos, o que reduz a quantidade de óleos essenciais e diminui um pouco a sua potência nutricional”.
O mecanismo de ação no organismo se dá pelo relaxamento da musculatura intestinal, reduzindo contrações que causam dor e inchaço, enquanto suas propriedades antimicrobianas favorecem o crescimento de bactérias benéficas. No entanto, a bebida não substitui tratamentos médicos e deve ser consumida com alimentação balanceada e exercícios físicos.
Modo de preparo
- Ferva 200 ml de água, desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa de folhas de hortelã;
- Tampe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos;
- Coe e consuma morno ou frio, podendo adicionar mel.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Contraindicações
O consumo não é indicado para pessoas com refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato, problemas biliares ou alergias à planta. Crianças menores de 5 anos, gestantes e lactantes devem buscar orientação profissional antes de incluir a infusão na rotina. De acordo com Larissa Mazocco, “Quando ingerido em quantidades moderadas, o chá de hortelã-pimenta geralmente não apresenta riscos para pessoas saudáveis. No entanto, quem possui condições médicas específicas deve buscar orientação profissional”.