
Com informações da CNN Brasil
Nove marcas brasileiras foram incluídas na edição 2026 do guia italiano Flos Olei, que lista as 500 propriedades produtoras de azeite mais bem avaliadas do mundo, distribuídas por 57 países. Os destaques nacionais incluem sete empreendimentos gaúchos e dois mineiros, com a marca Azeite Sabiá alcançando a pontuação histórica de 98 pontos em 100, a maior já obtida por um azeite brasileiro no ranking.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo canal no WhatsApp (clique aqui)
O Flos Olei, considerado uma referência global para azeites extravirgens, coloca os participantes em um rigoroso processo de avaliação que dura até três meses. Como explicam Bia Pereira e Bob Costa, produtores da Sabiá: “Isto porque ele é muito rigoroso na avaliação, não apenas do sensorial do azeite, como também das informações sobre o produtor: se tem pomar próprio, qual o volume de produção, onde é vendido e preços. São muitas as variáveis consideradas”. A marca, com propriedades em Encruzilhada do Sul (RS) e Santo Antônio do Pinhal (SP), teve sua primeira safra comercial em 2020.
Além da Sabiá, destacaram-se a Prosperato (RS) com 97 pontos, e as gaúchas Estância das Oliveiras e Lagar H, ambas com 93 pontos. Minas Gerais aparece com a Verolí (86 pontos) e a Borriello (81 pontos). Sobre a conquista, o casal da Sabiá comentou: “Atingir esta pontuação é mais do que um orgulho, é a certeza de que estamos fazendo bem e entregando ao consumidor um produto de altíssima qualidade”. Atualmente, o maior desafio da produção é adaptar-se às mudanças climáticas, que impactam diretamente a olivicultura por ser uma atividade a céu aberto.
Confira as marcas nacionais mais bem avaliadas no guia Flos Olei 2026
- Azeite Sabiá – 98 pontos (propriedades em São Paulo e Rio Grande do Sul)
- Prosperato – 97 pontos (Rio Grande do Sul)
- Estância das Oliveiras – 93 pontos (Rio Grande do Sul)
- Lagar H – 93 pontos (Rio Grande do Sul)
- Capela de Santana – 90 pontos (Rio Grande do Sul)
- Azeite Bem te Vi – 89 pontos (Rio Grande do Sul)
- Al-Zait & Co. – 87 pontos (Rio Grande do Sul)
- Azeite Verolí – 86 pontos (Minas Gerais)
- Borriello – 81 pontos (Minas Gerais)
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
A avaliação do guia analisou 831 amostras em testes cegos, considerando atributos como frutado, amargor, picância, equilíbrio e complexidade. A lista completa está disponível no site oficial do Flos Olei.