Banco Central lança 'botão de contestação' do Pix nesta quarta - Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Com informações da CNN Brasil

A partir desta quarta-feira (1/10), usuários do Pix poderão utilizar o “botão de contestação” em casos de fraude, golpe ou coerção. O anúncio foi feito pelo Banco Central nesta terça-feira (30). A ferramenta, oficialmente denominada Mecanismo Especial de Devolução (MED), permitirá contestar transações de forma totalmente digital, sem necessidade de interação humana, através do aplicativo da instituição financeira.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo canal no WhatsApp (clique aqui)

Atualmente, as devoluções só são possíveis se houver saldo na conta originalmente utilizada na fraude, o que raramente ocorre, pois golpistas costumam transferir os valores rapidamente para outras contas. O novo sistema permitirá o bloqueio imediato dos recursos na conta do receptor.

Segundo Breno Lobo, Chefe Adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC: “Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação”.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

O BC reforça que o mecanismo não se aplica a casos de arrependimento, erro no envio (como digitação incorreta de chave Pix) ou desacordos comerciais. A ferramenta representa um avanço no combate às fraudes digitais, agilizando o processo de recuperação de valores para milhões de usuários do sistema de pagamentos instantâneos.