literato fala sobre educação e inteligência artificial
Fotos: Licca Lima / Farol de Notícias

Você é contra ou a favor do uso de Inteligência Artificial (IA) nas escolas? A Escola Literato é uma das instituições de ensino Fundamental e Médio que há 10 anos vem mudando a cara da Educação em Serra Talhada, formando jovens prontos para enfrentar a vida, as universidades de todo o país e o mercado de trabalho.

Nesta terça-feira (7) o professor e diretor do educandário, Eduardo Bruno, esteve no Programa Falando Francamente, na TV Farol no Youtube, para debater como a Inteligência Artificial vem fazendo parte da rotina estudantil e preparando os alunos para se adequar as mudanças da ciência e tecnologia.

Continua depois da publicidade

No entanto, para ele o segredo para integração na educação é o equilíbrio entre a reflexão crítica, desenvolvimento da criatividade e habilidades, junto ao auxílio de ferramentas tecnológicas. Aspectos que ele pontua como os novos desafios da educação.

“Sobre a Inteligência Artificial nós não conseguimos prever até onde ela vai, só conseguimos falar sobre o que já temos. Mas a palavra fundamental, dentro da linha de alguns pensadores é essa, equilíbrio. Tudo na nossa vida requer equilíbrio. Eu pego aqui quando surgiu o celular, foi uma inovação, a internet foi uma inovação. Hoje a gente ouve falar muito sobre o controle das telas sobre as crianças e adultos, porque em algum momento se perdeu a mão sobre o equilíbrio”, argumentou o docente, complementando:

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo canal no WhatsApp (clique aqui)

“A inteligência artificial hoje tem o seu bônus e ônus. Na educação ela é uma ferramenta importante, no auxílio administrativo das empresas e das escolas, inclusive. Hoje ela está presente dentro da escola, sim. Dentro do que a gente não controla, o chatgpt as crianças e jovens utilizam para fazer atividades em casa como método de pesquisa, como método de construção de trabalho. Universitários estão usando, e isso não controlamos. E esse é o nosso grande desafio enquanto educação, como foi o surgimento da internet. As crianças têm acesso antes mesmo do que a escola”.

FEIRA DE EMPREENDEDORISMO

De acordo com o diretor, uma das atividades que mais envolvem os alunos e mesclam teoria de sala de aula com prática é a Feira de Empreendedorismo. Há cinco ano o projeto é realizado e as turmas confeccionam produtos, vendem durante a ação e todo o dinheiro arrecadado é destinado para a festa de confraternização de fim de ano das turmas.

“A Feira de Empreendedorismo acontece dentro do nosso universo, com os pais, os alunos, e é organizada pelas crianças do Fundamental I, do 1º ao 5º ano, de 6 a 10, 11 anos de idade. Ela nasceu junto com a escola, que é particular, e é um empreendimento. Se a gente bate nas pesquisas a gente vê o quanto o empreendedorismo movimenta o nosso país. A rede TV Farol é um empreendimento, quantas soluções não nascem, o empreendedorismo nasce como uma resposta que a sociedade tem”, afirmou Professor Eduardo, complementando:

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

“Temos sempre como tema da feira ‘Que Negócio é Esse?’ e esse ano foi fenomenal com a participação dos pais, os meninos fazem os produtos, vendem, esse ano eles operaram maquinetas de cartão de crédito. Ao final, fazemos um balanço, passamos nas turminhas e as professoras trabalham com eles o que é o lucro líquido, o que é o faturamento, o que é o investimento. A feira se paga, e o objetivo final com o dinheiro em si é fazer a festa de confraternização da turminha. Prestamos conta, fazemos uma planilha e mandamos no grupo dos pais e eles já sabem que tem o dinheiro para o bolo e salgados no final do ano”.

VEJA A ENTREVISTA COM EDUARDO BRUNO