Unifis divulga congresso de direito
Foto: Licca Lima / Farol de Notícias

O Centro Universitário FIS realiza neste mês de outubro o VI Congresso Sertanejo de Direito da Unifis (Consedi), que este ano tratará do tema: “Reforma do Código Civil: entre a tradição e as novas demandas sociais”. As ações acontecem de 21 a 23 de outubro na instituição, que entre as palestras confirmadas já conta com a presidente da OAB Pernambuco, Ingrid Zanella.

Debatendo sobre mais uma experiência acadêmica e profissional em Serra Talhada, Giovanni Sá trouxe para o Programa Falando Francamente, na TV Farol no Youtube, os advogados e professores da Unifis, Alexandre Rodrigues e Arnóbio de Souza, que detalharam o evento.

Continua depois da publicidade

“É o maior evento jurídico da região, nós temos um público enorme que gira em tornode 500 a 600 pessoas. A intenção desse evento é que a gente consiga ainda mais, em prol disso, estamos trazendo grandes nomes do direito para contribuir com essa temática tão atual, principalmente para os profissionais e estudantes de direito, que é a reforma do código civil. Código que regula a nossa vida comum. No tema trazemos: ‘entre a tradição e as novas demandas sociais’, justamente mostrando a importância da reforma desse código”, explicou Alexandre Rodrigues, que também é coordenador do curso de Direito da Unifis.

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

REFORMA NO CÓDIGO CIVIL

Ainda de acordo com Arnóbio de Souza, o debate em torno do Código Civil é um movimento dos operadores do direito em prol da atualização da legislação que rege a vida dos cidadãos em diferentes âmbitos. Segundo ele, o documento foi aprovado diante de uma sociedade anterior a Constituição de 1988, e não companhou as transformações e necessidades que a atualidade impõe.

“A temática da Reforma do Código Civil já nasceu obsoleto, é de 2002, só que o projeto de tramitação dele já existia antes da Constituição de 88. Então, nós tivemos um código que foi aprovado, em grande parte, sem sintonia com a Constituição de 88. Inclusive, nós temos vários dispositivos que foram declarados inconstitucionais porque contrariavam a Constituição de 88. E em 2002 nós estávamos iniciando essa nova era da tecnologia, e o nosso código foi aprovado fora dessa realidade. Somado as transformações sociais, não somente no campo digital, mas na sociedade”, refletiu o jurista.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

PROGRAMAÇÃO VI CONSEDI

O evento conta com minicursos, grupos de trabalhos com apresentações de pesquisas dos estudantes e inscritos de outras instituições nos três dias. Assim como, já conta com diversas palestras confirmadas, entre elas:

  • Bartolomeu Bueno, desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco;
  • Ingrid Zanella, presidente estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Pernambuco);
  • Harrison Targino, presidente estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Paraíba);
  • Janny Milanes, vice-presidente estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Paraíba);
  • Roberto Paulino, consultor jurídico e parecerista com doutorado em Direito e Procurador do Município de Olinda;
  • Nevita França, advogada familiarista, professora doutora em Direito com experiência de pesquisa internacional na França e Canadá.

As inscrições para participar do congresso estão disponíveis através do link (acesse aqui). Acompanhe todos os detalhes do evento e da programação do VI Congresso de Direito da Unifis através do perfil do Instagram (siga-os aqui).

ENTREVISTA UNIFIS – CONGRESSO DE DIREITO