Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Em um mundo de agendas cheias e notificações constantes, quatro psicólogas de Serra Talhada tiveram uma ideia: convidar as pessoas para um momento de pausa em praças do município.

Assim nasceu o “Psis Contemplar”, um projeto social da Clínica Espaço Acolher que promove momentos de respiro e acolhimento à população.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

A primeira edição do projeto aconteceu no último sábado (18/10), na Praça Sérgio Magalhães, no Centro. A iniciativa será realizada de forma mensal, sempre em uma praça diferente, alcançando também cidades circunvizinhas.

Em conversa com o Farol de Notícias, a psicóloga Amanda Novaes, uma das idealizadoras do projeto ao lado de Franciane Rezende, Roseane Melo e Joelma Pereira, explicou a de onde surgiu a iniciativa.

“O projeto Psis Contemplar nasceu do desejo de desacelerar. De respirar entre um passo e outro. De lembrar que viver também é parar.”

A partir dessa ideia, as profissionais foram à praça e, entre a pressa do cotidiano, convidaram as pessoas a fazerem exatamente o oposto: olhar para si. O

s encontros são breves, mas com um propósito, com foco na escuta, afeto e convites simples como: “Olhe o céu”, “Respire devagar”, “Você já se olhou no espelho hoje?”.

Continua depois da publicidade

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

Amanda finalizou com uma mensagem: “Em cada gesto de acolhida, deixamos um lembrete para cada pessoa alcançada com o nosso projeto hoje: ‘você merece cuidado, a vida pede pausa e o momento presente é sagrado’.”

Informações sobre quando e onde serão os próximos encontros podem ser conferidas no perfil @espacoacolher_st no Instagram.