
Na manhã desta quarta-feira (29), um leitor que mora na Rua Luíza Nunes de Souza, no bairro universitário 2, em Serra Talhada, entrou em contato com a reportagem do Farol para fazer uma crítica ao Centro de Zoonoses.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
De acordo com o homem, que preferiu não se identificar, um grupo de cachorros de rua estaria apresentando sangramento na urina, sujando as calçadas das residências da área.
“Alguns cachorros de rua estão sangrando pela urina, nas calçadas das casas. Tem crianças que residem nessas casas, ficam sujeitas a pegar bactérias”, desabafou.
Em seguida o leitor não escondeu seu descontentamento com o Centro de Zoonoses do município.
Segundo ele, o órgão já teria sido acionado em três ocasiões diferentes, onde informaram aos moradores que iriam até o local, mas até o momento isso não aconteceu.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
“Os moradores estão revoltados com a negligência do Centro de Zoonoses de Serra Talhada. Já foi pedido a eles três vezes para virem coletar esses animais. O telefone de lá foi roubado, mas entramos em contato com funcionários, eles disseram que estavam com uma grande demanda, mas que iriam dar assistência. Passou quase um mês e não vieram”, finalizou.
O OUTRO LADO
A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com o veterinário do Centro de Zoonoses, Dr. Jackson, que explicou a situação:
“Realmente estamos com a demanda da vacinação antirrábica na zona rural, onde a carrocinha, carro que realiza resgates está ocupada pela manhã e pela tarde realizando essa demanda!
Lembrando que essa sim é a função do Centro de Zoonoses, a prevenção de doenças que acometem os animais e também podem acometer o homem.
Essa questão de animais doentes que não sejam zoonoses, no caso os animais relatados, é uma questão de bem estar animal, que não é função de centro de zoonoses.
Recolhemos esses animais porque não existe nenhum órgão que realiza esse trabalho, mas lembramos que a prioridade do centro é justamente realizar sua função de evitar que zoonoses se espalhem, como é o caso da vacinação em massa de cães e gatos.
Quaisquer pedidos de resgates que não sejam suspeitas de zoonoses nesse período de vacinação ficam em segundo plano, pois não temos como deixar de realizar nossa obrigação, para realizar trabalho de bem estar. Reiteramos que assim que possível os animais citados serão resgatados”.
7 comentários em Moradores cobram do Zoonoses em Serra Talhada e apontam negligência