
Do Blog do Elvis
O Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, será comemorado em Floresta com a presença especial de um escritor conterrâneo.
O jornalista e pesquisador Luiz Carlos Barbosa de Sá, que atualmente reside em Caruaru, retorna à sua cidade natal para ministrar uma palestra e apresentar os últimos exemplares de sua obra “Povo Pipipã: Possibilidades e Tensões da Educação Escolar Indígena Específica e Diferenciada no Sertão de Pernambuco”.
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, acontece nesta quarta-feira (29), a partir das 16h, no Espaço Cultural João Boiadeiro, e é aberto ao público.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Professores, estudantes e toda a comunidade estão convidados a participar. Ao final da programação, será oferecido um lanche regional com suco de tamarindo, em referência à tradição da “Terra dos Tamarindos”.
“Nosso livro sobre os indígenas Pipipã resgata a história desde o início do século XVII, quando ocorreram os primeiros contatos entre os moradores da região e os colonizadores portugueses, até chegar à construção da educação escolar indígena nos dias atuais, incluindo as leis que exigem conteúdos sobre os povos originários nas escolas regulares”, explica o autor.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol (siga-nos)
Luiz Carlos também destacou a importância do apoio da Secretaria de Educação:
“A Secretaria garantiu que vai disponibilizar exemplares do nosso livro para a biblioteca e as escolas municipais. Isso vai permitir que os estudantes do ensino fundamental conheçam a própria história. Na minha época de estudante em Floresta, eu não tive essa chance. Agora, espero todos os conterrâneos para nossa palestra e para adquirir o livro a preço de custo”, completou.