
A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, realizou o 2º Mutirão de Castração de Cães de Rua, ampliando as ações de cuidado animal e de controle populacional no município.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
A ações que vêm sendo realizadas têm como objetivo o controle populacional de animais, a promoção da saúde pública e o bem-estar animal, reforçando o compromisso do município com políticas de cuidado e proteção.
Nesta edição, mais de 40 animais foram castrados, vermifugados e vacinados, com o apoio de dois médicos veterinários, três cirurgiões e um anestesista, além de 31 alunos do curso de Medicina Veterinária, que acompanharam os procedimentos. Com este trabalho, o município já soma mais de 70 animais castrados nos dois mutirões realizados.
As atividades aconteceram no centro cirúrgico municipal, que conta com cinco mesas cirúrgicas, garantindo um atendimento seguro, organizado e de qualidade para todos os animais. Os cães atendidos estão em fase de pós-operatório, recebendo os cuidados necessários no abrigo, com acompanhamento constante e muito carinho.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
Essas atividades integram a Política Municipal de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, proposta no Projeto de Lei nº 05/2025, encaminhado à Câmara de Vereadores em março deste ano pelo prefeito Dr. Ismael. A iniciativa busca instituir diretrizes permanentes para o controle populacional, a promoção de campanhas educativas e o incentivo à adoção responsável.