Imagem enviada ao Farol
Imagem enviada ao Farol

A leitora Lucélia Santos procurou a redação do Farol de Notícias nesta quinta-feira (30) para relatar os riscos causados por animais de grande porte soltos nas ruas do bairro Caxixola, em Serra Talhada.

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Ela contou que essa já é a segunda vez que passa por uma situação de perigo envolvendo vacas que transitam soltas na região.

Continua depois da publicidade

“Essa vaca partiu pra cima de mim e da minha filha, já é segunda vez que sou atacada por animais de grande porte”, contou Lucélia. “Da primeira vez deu tempo eu correr e entrar numa oficina quando estava com meu menino pequeno. Dessa vez, eu estava na ponte e a vaca desfilando nela junto com os carros. Ela vinha para o nosso lado, foi graças a um rapaz de moto que parou e conseguiu expulsá-la”.

RISCOS

Além do risco para a população do bairro, Lucélia citou que os animais causam prejuízos materiais para os moradores e ainda sujam as ruas.

“Esses animais já chegaram a destruir uma feira de um rapaz que deixou as mercadorias no carrinho da moto. Sem contar que não deixam uma sacola de lixo inteira, rasgam tudo e deixam a bagunça na rua”, afirmou.

Ela ainda destacou que não é a única afetada pelo problema, e criticou os donos dos animais. “Conversando com algumas pessoas no CRAS, uma delas também relatou que uma vaca correu atrás dela e do filho. Os criadores esqueceram que aqui não é mais fazenda, agora é um bairro. Tem que deixar de criar esses bichos soltos porque, se um desses animais provocar um acidente, quem vai ser responsável? Será que o dono ia arcar com alguma coisa se tivesse acontecido algo comigo e com minha filha?”.

TAXA

Lucélia Santos terminou seu desabafo questionando a taxa que é cobrada para a soltura dos animais após serem capturados pelo Centro de Zoonoses. Na opinião dela o valor seria baixo, e apenas um aumento poderia surtir efeitos no controle da situação.

“Tem como a prefeitura saber quem são os criadores para fiscalizar. Pagam R$ 100 no Zoonoses e o animal é solto. Se a multa fosse salgada, não pagariam mais. Ressaltando que não quero prejudicar ninguém, só quero que sejam tomadas providências”.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)