
Nesta terça-feira (4), a redação do Farol de Notícias recebeu uma nova reclamação sobre o funcionamento do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) de Serra Talhada. A leitora, que preferiu não se identificar, relatou que a ordem de chegada não está sendo respeitada e questionou a negativa de prioridade para seu filho autista.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
“Eu faço uso do TFD há um ano e pouco e nunca havia tido problemas. Porém, há uns vinte dias, fui pegar ficha como de costume. Sou mãe de uma criança autista de 14 anos e vou sempre cedo para pegar ficha e dar mais conforto a ele. Nessa última vez, peguei a ficha 7, saí de casa às 4 horas da manhã, e quando foi feita a chamada para entrar no TFD, fomos informados que houve mudança. Pessoas que chegaram às 6h30, com fichas 35, 36 em diante, entraram na frente de quem foi de madrugada arriscando a vida”, relatou.
Em seguida ela contou que, ao informar sobre a condição do filho, uma assistente social teria questionado se o menino era agressivo e, como não era o caso, ele não teria direito à prioridade.
“Isso está errado. Quando comecei a usar o TFD, informei à assistente social que tenho um filho autista. Ela me perguntou se ele era agressivo e eu disse que não. Ela então afirmou que ele não teria prioridade. Quer dizer que, para ter prioridade, todas as crianças precisam ser agressivas? Se é para dar prioridade a uns e a outros não, ou se dá a todos ou não se dá a ninguém”, questionou, pedindo uma justificativa.
“Quero um esclarecimento e que dêem prioridade ao meu filho, sim, porque ele não é pior do que os outros. Já vi outras crianças autistas tendo prioridade e o meu não pode ter? Estou cobrando isso: ou dão a prioridade a ele, ou vou procurar meus direitos”.
A leitora também abordou outro problema. Segundo ela, os ônibus do TFD costumavam parar em Sanharó, onde pacientes e acompanhantes iam ao banheiro e compravam lanches. Essa prática teria sido proibida pela Secretaria de Saúde, causando insatisfação entre os usuários do programa.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
O OUTRO LADO
A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com a Secretaria de Saúde, que se manifestou através de uma nota.
RESPOSTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
“A Secretaria Municipal de Saúde vem, por meio desta, esclarecer os pontos mencionados acerca do atendimento no Transporte Fora de Domicílio (TFD).
Inicialmente, ressaltamos que a Secretaria Municipal de Saúde garante vaga para todos os pacientes que necessitam do TFD, não havendo necessidade de que nenhum usuário chegue ao local durante a madrugada para garantir atendimento. O equipamento funciona regularmente das 07h às 17h, período em que são realizados os agendamentos e atendimentos, sendo assegurado o transporte de todos os pacientes.
Em relação às rotas dos veículos, informamos que o fluxo foi aprimorado para proporcionar maior agilidade e eficiência no deslocamento dos pacientes, de acordo com os locais de atendimento em Recife. Assim, pacientes destinados a Fundação Altino Ventura são encaminhados diretamente ao FAV, enquanto os pacientes do Hospital das Clínicas seguem diretamente para o HC, sendo as rotas organizadas conforme a localidade de destino. Essa divisão visa otimizar o tempo de viagem e melhorar o conforto de todos os usuários.
Quanto à organização dos assentos e prioridade de embarque, esclarecemos que tratamos todos os pacientes com igualdade, observando o princípio de equidade — tratar os iguais como iguais e os desiguais conforme suas necessidades específicas. Dessa forma, damos prioridade no embarque às pessoas com mobilidade reduzida, dificuldades de locomoção, idosos e demais pacientes em situação de vulnerabilidade, sempre com um olhar humano e solidário, estamos diariamente presentes nos embarques para garantir a organização.
Reafirmamos nosso compromisso em oferecer um serviço de transporte digno, acessível e eficiente, que garanta segurança e conforto a todos os usuários. Nosso município é referência regional no atendimento TFD, sendo o único a enviar diariamente mais de 100 pessoas para tratamento em Recife, com uma casa de apoio equipada e acolhedora para os nossos munícipes.
Continuaremos empenhados em aprimorar nossos serviços, mantendo o diálogo aberto e o respeito com cada usuário, especialmente com aqueles que necessitam de atenção especial”.
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Saúde
5 comentários em Mãe diz que filho autista não está sendo respeitado pelo TFD de Serra Talhada