Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Um sertanejo, filho de Serra Talhada, deu um verdadeiro show na abertura da Conferência Mundial do Clima-COP30- que está acontecendo em Belém do Pará. Sandino Lamarca Santos Souza, 30 anos, é engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Energia Renováveis e Meio Ambiente, pela Universidad Politécnica de Madrid (Espanha).

Magrinho e desenvolto, o jovem serra-talhadense chamou a atenção dos ouvintes quando começou a falar sobre o projeto Cidades Modelos Verdes. Durante a palestra, ele fez questão de bradar que era de Serra Talhada, município que atuou por pouco tempo na área ambiental, até ser exonerado pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

“O Cidades Modelos Verdes Resilientes é um projeto desenvolvido pela C40 Cities e pelo Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), com o apoio do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR) do Governo Federal do Brasil, conduzido pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e das Cidades (MCid)”, explicou Lamarca Santos, acrescentando:

“A iniciativa contou também com o apoio da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), do CDP, e com o desenvolvimento técnico da Open Earth Foundation, da iCare Brasil e da Brisa Soluções Ambientais”.

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

O projeto envolveu 50 cidades brasileiras, que participaram da construção e validação de seus perfis de emissões e riscos climáticos, além de priorizar ações de alto impacto em mitigação e adaptação, apoiadas por inteligência artificial.

“A partir desse processo colaborativo, foi possível escalar os resultados para todos os 5.570 municípios brasileiros, resultando na criação da Bússola Climática para Cidades – um protótipo de plataforma digital que reúne, em um só lugar, dados sobre riscos, emissões e recomendações estratégicas para apoiar a ação climática local.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

Esta apresentação integrou a sessão “Cidades Verdes Resilientes: Enfrentando o Calor Extremo”, realizada no dia 10 de novembro de 2025, das 16h45 às 17h45, no Auditório Jandaíra, na Zona Verde da COP30, em Belém/PA — destacando como a colaboração entre cidades, ministérios e parceiros está impulsionando uma nova era de planejamento climático baseado em dados no Brasil.