
Um sertanejo, filho de Serra Talhada, deu um verdadeiro show na abertura da Conferência Mundial do Clima-COP30- que está acontecendo em Belém do Pará. Sandino Lamarca Santos Souza, 30 anos, é engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Energia Renováveis e Meio Ambiente, pela Universidad Politécnica de Madrid (Espanha).
Magrinho e desenvolto, o jovem serra-talhadense chamou a atenção dos ouvintes quando começou a falar sobre o projeto Cidades Modelos Verdes. Durante a palestra, ele fez questão de bradar que era de Serra Talhada, município que atuou por pouco tempo na área ambiental, até ser exonerado pela prefeitura.
“O Cidades Modelos Verdes Resilientes é um projeto desenvolvido pela C40 Cities e pelo Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), com o apoio do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR) do Governo Federal do Brasil, conduzido pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e das Cidades (MCid)”, explicou Lamarca Santos, acrescentando:
“A iniciativa contou também com o apoio da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), do CDP, e com o desenvolvimento técnico da Open Earth Foundation, da iCare Brasil e da Brisa Soluções Ambientais”.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
O projeto envolveu 50 cidades brasileiras, que participaram da construção e validação de seus perfis de emissões e riscos climáticos, além de priorizar ações de alto impacto em mitigação e adaptação, apoiadas por inteligência artificial.
“A partir desse processo colaborativo, foi possível escalar os resultados para todos os 5.570 municípios brasileiros, resultando na criação da Bússola Climática para Cidades – um protótipo de plataforma digital que reúne, em um só lugar, dados sobre riscos, emissões e recomendações estratégicas para apoiar a ação climática local.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
Esta apresentação integrou a sessão “Cidades Verdes Resilientes: Enfrentando o Calor Extremo”, realizada no dia 10 de novembro de 2025, das 16h45 às 17h45, no Auditório Jandaíra, na Zona Verde da COP30, em Belém/PA — destacando como a colaboração entre cidades, ministérios e parceiros está impulsionando uma nova era de planejamento climático baseado em dados no Brasil.
8 comentários em Serra-talhadense dá ‘show’ em painel da COP30 sobre Cidades Verdes