
A partir desta sexta-feira (7), a Caixa vai disponibilizar aos estudantes do Programa Pé-de-Meia opções de investimento da parcela de R$ 1.000 referente ao incentivo pela conclusão do ensino médio, conforme a Portaria Interministerial MEC/MF nº 9, de 6 de outubro de 2025.
A jornada de investimento será feita exclusivamente pelo aplicativo Caixa Tem. Nele, os estudantes poderão optar por manter o valor na Poupança ou aplicá-lo no Tesouro Selic, conforme as regras do programa.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
As opções estarão disponíveis para quem já recebeu as parcelas de incentivo referentes à conclusão do 1º e 2º ano do ensino médio. Para estudantes menores de idade que desejarem migrar da Poupança para o Tesouro Selic, será necessária nova autorização do responsável legal, diretamente pelo aplicativo.
Após a confirmação da conclusão do ensino médio pelo Ministério da Educação, os estudantes poderão manter os recursos investidos ou movimentá-los livremente.
Como agente financeiro do programa, a Caixa disponibilizará orientações e suporte para garantir escolhas seguras e acompanhamento da rentabilidade da opção selecionada. Mais informações no link.
Atuação da CAIXA
A Caixa desempenha dois papéis no programa:
Agente operador do Fundo de Custeio da Poupança de Incentivo à Permanência e Conclusão Escolar (FIPEM), responsável pela gestão dos recursos;
Agente financeiro, encarregado pela abertura das contas e disponibilização dos incentivos aos estudantes indicados pelo MEC, gestor do programa.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
Sobre o Pé-de-Meia
Instituído pela Lei 14.818/2024, o programa prevê pagamento do incentivo aos alunos do Ensino Médio Regular e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desde que apresentem frequência adequada e cumpram às demais regras do Programa.