Em nota, Waldemar Oliveira analisa relação Brasil-EUA - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o fim das tarifas de importação de 40% sobre alguns produtos brasileiros. Na lista divulgada pela Casa Branca, estavam produtos como carne bovina, café, cacau e especiarias, banana, laranja, tomate, chá, frutas tropicais e sucos de frutas.

O Deputado Federal, Waldemar Oliveira (Avante), enviou uma nota para a imprensa onde comentou o atual cenário da relação entre Brasil e Estados Unidos. Para ele, a decisão de Trump seria um sinal que o país voltou a ser tratado como parceiro estratégico. Leia a nota na íntrega:

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

NOTA À IMPRENSA

“Hoje, a decisão dos Estados Unidos de rever novas tarifas é um sinal claro de que o Brasil voltou a ser tratado como parceiro estratégico. Num cenário global marcado por tensões comerciais, só países que demonstram estabilidade democrática e coerência institucional conseguem negociar com peso real.

O Brasil fez exatamente isso.

Ao reconstruir confiança, retomar o diálogo técnico e adotar uma postura madura nas relações internacionais, o país passou a ser ouvido — e respeitado.

A mudança anunciada pelos EUA não é um gesto simbólico: é reconhecimento. Reconhecimento de que o Brasil oferece previsibilidade, seriedade e capacidade de cooperação.

E isso tem efeito direto na vida das pessoas: melhora o ambiente econômico, fortalece as exportações e cria condições mais favoráveis para geração de emprego e crescimento.

O Brasil não está comemorando um episódio isolado. Está colhendo resultados de uma estratégia consistente”.

Waldemar Oliveira
Deputado Federal do Avante
Vice-líder do Governo Lula

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)