Foto: Licca Lima/Farol de Notícias
Foto: Licca Lima/Farol de Notícias

Nesta sexta-feira (21), a dona de casa, Amanda Pereira, moradora do bairro Bom Jesus, em Serra Talhada, procurou a reportagem do Farol de Notícias, para fazer um apelo a gestão municipal. Ela relata que há irregularidades e má conduta no CRAS do bairro em que reside.

Dentre as questões mencionadas por ela, estão mau atendimento, demora no agendamento de visitas domiciliares e falha nos canais de comunicação oficial, que dificultam o acesso da população ao referido equipamento público. Diante disso, solicita que sejam tomadas providências para resolução das demandas apresentadas.​

Continua depois da publicidade

Confira o relato na íntegra:

“Venho, por meio desta, formalizar uma denúncia contra o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) localizado no bairro Alto Bom Jesus, devido a graves problemas de atendimento, conduta e descumprimento de prazos que estão prejudicando a população local.

​1. Conduta Inadequada e Desrespeito ao Cidadão

Tratamento Desrespeitoso: Os profissionais que atuam no CRAS demonstram uma postura de superioridade e desrespeito em relação aos usuários que buscam atendimento e a garantia de seus direitos sociais. Agressão no Atendimento: Há relatos recorrentes de que a população é tratada de forma ríspida e com grosseria. Em algumas ocasiões, a porta do equipamento chega a ser fechada na cara dos cidadãos que procuram os serviços.

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

​2. Burocracia Excessiva e Descumprimento de Prazos (Visitas Domiciliares)

​Demora no Agendamento de Visitas: O prazo para a realização das visitas domiciliares, necessárias para a efetivação de cadastramentos e concessão de benefícios, está extrapolando significativamente o aceitável. Caso Específico: Minha tia, por exemplo, está aguardando a visita domiciliar há mais de dois meses (aproximadamente 60 dias). Não há nenhuma comunicação sobre a previsão ou a data em que essa visita será realizada.

​3. Falha nos Canais de Comunicação

Bloqueio e Não Atendimento: O CRAS disponibiliza um número de WhatsApp e um telefone de Ouvidoria para contato. No entanto, quando os cidadãos tentam o contato, são bloqueados no WhatsApp e/ou não têm suas ligações atendidas nos canais informados. Inacessibilidade Constante: O canal de WhatsApp do CRAS nunca está disponível para responder às solicitações da comunidade, deixando a população desassistida e sem acesso à informação.

​Solicitação:

Diante do exposto, solicito a imediata apuração dos fatos, a intervenção na gestão e na equipe de atendimento do CRAS Alto Bom Jesus e a garantia de que os serviços essenciais, como as visitas domiciliares e os cadastramentos, sejam normalizados e efetuados em prazos razoáveis. A população necessita urgentemente de um atendimento digno e eficiente”

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da gestão municipal, que encaminhou uma nota emitida pela Secretaria de Assistência Social. O departamento nega que aja irregularidades e pede que em casos de denúncias, a população entre em contato com a ouvidoria da gestão, através do número: 87 99626-2505.

“A Secretaria de Assistência Social nega irregularidades, pede que registrem as denúncias na ouvidoria, para que se investigue cada situação e aplique as consequências necessárias. A Secretaria reforça seu compromisso com a transparência e o bom acolhimento de todos que procuras nossos equipamentos”