Receita abriu a consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com informações da Agência Brasil

A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (21), desde às 10h, a consulta ao lote de fevereiro destinado aos contribuintes que caíram na malha fina e posteriormente regularizaram suas pendências. O crédito inclui também restituições residuais de exercícios anteriores.

No total, 214.310 pessoas receberão R$ 494,09 milhões. Desse montante, R$ 296,95 milhões são direcionados a grupos com prioridade legal ou operacional. Entre eles, aparecem 138.164 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou indicaram uma chave Pix do tipo CPF como forma de recebimento, além das categorias já previstas em lei: idosos acima de 80 anos; contribuintes de 60 a 79 anos; professores cuja principal renda é o magistério; e pessoas com deficiência física, mental ou doença grave.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Além do público prioritário, 30.867 contribuintes que acertaram suas informações e deixaram a malha fina também serão contemplados no lote.

A verificação é simples: basta acessar o portal da Receita Federal, entrar em Meu Imposto de Renda e selecionar a opção Consultar a Restituição. O procedimento também está disponível no aplicativo do órgão para celulares e tablets.

O pagamento das restituições está marcado para 28 de novembro e será feito na conta bancária informada na declaração ou via Pix, quando o contribuinte tiver indicado a chave correspondente ao CPF.

Quem não aparecer na lista deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), emitir o extrato da declaração e verificar se há pendências. Caso identifique inconsistências, pode enviar uma retificadora e aguardar os próximos lotes.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

Se o crédito não for concluído por problemas na conta indicada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte pode solicitar o reagendamento pelo Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais regiões) e 0800-729-0088 (atendimento a pessoas com deficiência auditiva).

Após esse prazo de um ano, a recuperação da restituição só poderá ser solicitada pelo e-CAC, na área Meu Imposto de Renda, na opção Solicitar Restituição Não Resgatada na Rede Bancária.