Veja 10 frutas de baixa caloria que podem ajudar no emagrecimento saudável - Foto: Freepik
Foto: Freepik

Com informações do Saúde em dia

Embora o processo de emagrecimento seja um desafio para a maioria das pessoas, a busca por soluções rápidas e fórmulas milagrosas ainda domina a internet. No entanto, profissionais de saúde reforçam que perder peso de forma eficaz e duradoura exige foco na qualidade da alimentação, e frutas de baixa caloria podem ser grandes aliadas nesse processo.

Com isso em mente, veja agora dez frutas que oferecem sabor, poucas calorias e benefícios comprovados para o organismo. A lista conta com análises de especialistas que explicam o impacto de cada uma delas no processo de emagrecimento.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

1. Limão — 29 calorias em 100 g

Segundo o médico nutrólogo Fernando Cerqueira, o limão não provoca emagrecimento por si só, mas contribui para o processo: “O limão sozinho não é capaz de emagrecer. Mas, ele é um importante coadjuvante na desintoxicação do organismo, por possuir fibras alimentares em sua composição. O que ajuda na saciedade, favorecendo o processo digestivo”.

2. Melão — 34 calorias em 100 g

O melão combina poucas calorias com uma boa quantidade de betacaroteno e vitamina C. A união desses nutrientes fortalece o sistema imunológico, aumentando a defesa do corpo contra infecções.

3. Morango — 36 calorias em 100 g

De acordo com Cerqueira, o morango oferece substâncias que estimulam a saciedade: “As substâncias encontradas no morango, principalmente as proteínas, fibras e gorduras boas, causam efeito de saciedade ao serem consumidas. Com isso, auxiliam na inibição de outros alimentos”.

4. Mamão — 43 calorias em 100 g

A nutricionista Adriana Stavro ressalta que o mamão é rico em fibras e água, combinação que favorece o trânsito intestinal. “O mamão é rico em fibras e água, o que ajuda a prevenir a constipação e a promover a regularidade e um aparelho digestivo saudável. Sendo assim, muitas pessoas consideram o mamão um remédio para constipação e outros sintomas para a síndrome do intestino irritável (SII)”, afirma.

5. Maçã — 52 calorias em 100 g

Por reunir fibras e água em grandes quantidades, a maçã prolonga a sensação de saciedade e reduz a fome ao longo do dia — o que ajuda a resistir às tentações fora da dieta.

Continua depois da publicidade

6. Pitaya — 51 calorias em 100 g

De origem centro-americana, a pitaya aparece em três variedades: a de casca rosa e polpa vermelha, a de casca amarela e polpa branca e a de casca rosa com interior branco.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

7. Tangerina — 53 calorias em 100 g

Stavro explica que a tangerina é rica em minerais, fibras e fitoquímicos como alcaloides e carotenoides, além de ser uma excelente fonte de vitamina C, nutriente essencial para o fortalecimento do sistema imunológico.

8. Pêra — 57 calorias em 100 g

Com boa concentração de pectina, uma fibra que auxilia no trânsito intestinal, a pêra não apenas entrega poucas calorias como também reduz o inchaço e contribui para maior conforto digestivo.

9. Mirtilo — 57 calorias em 100 g

Embora não seja tão comum no Brasil, o mirtilo, ou blueberry, é conhecido por seu alto poder antioxidante, importante para a saúde geral e a prevenção de danos celulares.

10. Kiwi — 61 calorias em 100 g

Com sabor azedo característico, o kiwi se destaca por beneficiar a saúde óssea e facilitar a absorção de nutrientes essenciais ao organismo.